Este post é uma tradução do artigo da Forbes, Which E-Commerce Platform Is The Best Choice For Your Online Store?escrito por Haris Bacic, que trabalha na AdFicient, empresa de Search Engine Marketing norte-americana. 


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Qual plataforma de e-commerce é a melhor escolha para sua loja virtual? 

Quando falamos em abrir um e-commerce, existem muitas coisas que devemos levar em consideração. Uma das mais importantes é escolher a plataforma que iremos utilizar.

Qual plataforma de e-commerce é a melhor escolha para sua loja virtual?

Mas qual a melhor escolha para sua loja virtual?

Eu trabalho para uma agência de SEM (em inglês, Search Engine Marketing), AdFicient, e fazemos diversos e-commerces para os nossos clientes. Por isso, o que você está prestes a ler é exclusivamente baseado na minha experiência de trabalho com as plataformas que vou apresentar.

Existem duas grandes categorias com plataformas de e-commerce: as que têm código fechado e as que têm código aberto. A primeira significa que a empresa vai hospedar a sua loja, enquanto a segunda significa que a empresa vai fornecer o software, mas você terá que ter seu próprio servidor.

Para fins de estabilidade, eu recomendo ir com versões com código fechado, já que você terá suporte dedicado e as chances dele cair em função da hospedagem são quase nulas. A desvantagem do software hospedado é que você terá que pagar uma taxa mensal, que às vezes pode ser bastante elevada.

Plataformas com código fechado

Shopify

O Shopify está rapidamente se tornando a minha plataforma de e-commerce favorita. A interface de usuário do painel de administração é simplesmente linda. Embora tenha suas limitações, não há muitas coisas que eu não consiga fazer com ele. Sua maior desvantagem é a capacidade limitada de alterar a página de checkout.

Qual a melhor escolha para sua loja virtual?

Embora você tenha algum controle sobre ele, é pequeno. Então, se você está tentando criar a página de checkout para ser exatamente como você quer, o Shopfy não é para você. Na verdade, nenhuma das soluções de código fechado oferecerá processo de checkout customizável. Por isso, se você quiser, pode saltar direto para a seção de código aberto agora mesmo.

Um aspecto em que o Shopify bate facilmente a concorrência é com impressionantes funcionalidades adicionais. Assim como em seu smartphone, o Shopify tem muitos aplicativos que você baixar e instalar na sua loja. Todo o processo de instalação dos aplicativos está muito melhor configurado do que o da concorrência, assim como os apps mais disponíveis.

O valor inicial para a assinatura do Shopify começa em US$ 29/mês. E se você usar o processador de cartão de crédito deles, você terá que pagar apenas a taxa de 2,9% + US$ 0,30. Se você preferir um plano superior, a taxa por transação é menor.

Volusion

Volusion é uma plataforma semelhante ao Shopify, porém ele é cem vezes menos customizável. O Volusion é bastante bloqueado, então você não pode fazer muita coisa com ele. Para começar, o site inteiro é gerado usando apenas um arquivo de modelo principal. Se isso não soa idiota o suficiente, você também não pode obter informações básicas sobre a loja, os produtos, as categorias ou o conteúdo do carrinho necessários para muitos scripts de rastreamento de remarketing.

Qual a melhor escolha para sua loja virtual?

Embora o suporte oferecido pela plataforma seja atencioso, ele simplesmente não é útil na maior parte do tempo. Mas talvez isso se dê porque a grande maioria das minhas perguntas sobre questões técnicas não são possíveis de realizar no Volusion.

Você pode ter o Volusion por US$ 15,00 por mês, que é quase a metade do cobrado pelo Shopify, mas eu não recomendo.

BigCommerce

O BigCommerce é parecido com as duas outras plataformas que vimos até agora, mas eu o colocaria mais perto do Volusion do que do Shopify. Apesar de você conseguir customizar algumas coisas, ele ainda está muito longe do controle total que você tem com o Shopify. Parece que você pode implementar o Google Trusted Stores com as suas funcionalidades embutidas, mas tentar implementar um sistema diferente seria provavelmente fora de questão.

Qual a melhor escolha para sua loja virtual?

Um aspecto em que o BigCommerce é melhor do que o Volusion, é a interface do painel de administração do usuário. Ele parece muito mais clean e muito mais fácil de navegar.

O valor inicial do BigCommerce é de US$ 29,95 por mês. Com esse plano você também tem que pagar uma taxa de transação de 1,5%, além de outras taxas de processamento de cartão de crédito. Em outras palavras, você pode rapidamente ficar sem dinheiro, mesmo fazendo vendas.

O Vencedor

Entre as três plataformas de código fechado, eu acredito que o Shopify é, sem nenhuma dúvida, a melhor opção.

Plataformas com código aberto

Magento

Essa é uma plataforma de e-commerce que está por aí há tempos. Talvez a crítica que estou preste a fazer ao Magento possa ser atribuída a isso.

Embora seja utilizado pela grande maioria de e-commerces, o Magento é uma plataforma que eu desaconselharia o uso para muitas empresas. São várias as razões para isso, mas a dificuldade de personalizar seria a número 1.

Qual a melhor escolha para sua loja virtual?

A plataforma é como um gigante dinossauro complexo que simplesmente continua vivo. Sim, ele tem recursos abundantes, mas a interface do usuário não é amigável. É um exemplo clássico de um produto concebido por engenheiros e desenvolvedores que não entendem o que faz de uma interface de usuário boa.

Outro grande problema que muitas lojas enfrentam é com o desempenho terrivelmente lento que surgem no Magento. São muitas coisas diferentes para corrigir o problema, mas o fato de que você certamente terá que resolver uma questão especifica, já é motivo para um grande NÃO.

Fora da caixa, o Magento é uma plataforma lenta e até que você passe horas ou dias mexendo nas suas extensões de cache e configurações, você provavelmente não vai ficar feliz com o seu desempenho.

WooCommerce

Comparar o WooCommerce com o Magento é difícil, já que ele é um plugin do WordPress, então depende muito do próprio WordPress.

O WooCommerce é ótimo porque ele oferece customização total. Tudo que você pode fazer no WP, você também pode fazer na plataforma. Apenas desenvolvedores do WordPress vão entender o que eu quero dizer, mas é muito legal fazer melhorias e alterações usando actions, hooks e filtros.

Qual a melhor escolha para sua loja virtual?

Como qualquer coisa no WordPress, os recursos disponíveis são infinitos. Você tem acesso a milhões de temas e plug-ins para fazer exatamente o que você quer. E em um raro cenário em que você precisa de algo personalizado, existem muitos desenvolvedores de qualidade esperando para trabalhar.

Como o WooCommerce é um plugin do WordPress, você também terá todas as guloseimas que vêm junto com ele. Isso significa que o blog em seu e-commerce já vem de fábrica e tudo é muito bem organizado.

O Vencedor

Para mim, não tem nem o que discutir. Em 95% dos casos, acho que o WooCommerce é uma escolha melhor e mais segura do que o Magento. A não ser que você tenha milhões de dólares em seu orçamento para o desenvolvimento e manutenção, você realmente não deve se aproximar do Magento.

Qual a melhor escolha para sua loja virtual?

Se escolher utilizar o Magento, mais cedo ou mais tarde você irá precisar de desenvolvimento personalizado. Não tem como contornar isso. Na verdade, você provavelmente vai precisar de um desenvolver de plantão 24 horas por dia para sempre que você quiser fazer uma alteração em sua loja.


Os vencedores

E então, entre os dois vencedores, qual o melhor? Eu fico entre o Shopify e o WooCommerce. Se você é uma grande empresa, com um monte de produtos, clientes e tráfego, então o Shopífy é uma escolha mais segura, já que você terá um suporte melhor e mais dedicado.

Por outro lado, o WooCommerce é perfeito para a maioria das lojas, pequenas e médias, que precisam de um e-commerce para vender apenas algumas coisas e vender essas coisas bem!