Já é falamos sobre a importância do e-mail marketing e disponibilizamos uma lista de dicas para aumentar sua taxa de conversão. Agora é hora de falar sobre os modelos de e-mail marketing. Um e-mail de sucesso precisa ser planejado desde o conteúdo até o layout. De acordo com a Aberdeen Group, Emails personalizados aumentam click-through rates em 14% e as taxas de conversão em 10%. E, saber escolher o modelo de e-mail é um fator determinante pro sucesso da ação.


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Sim, existem diversos modelos de e-mail marketing. Alguns com mais texto, ou então mais imagens, outros carregados de call-to-actions, etc. São muitas as diferenças nos tipos. Dentre tantos, 4 vem se destacando há bastante tempo. Pensando em facilitar a sua vida na hora de escolher um modelo, explicamos como e em que momento usar cada um deles. Confira!

modelos de e-mail marketing

Descubra qual dos modelos de e-mail marketing é o melhor para você

Newsletters

Esse é um modelo de e-mail marketing informativo, muito utilizado para informar a sua base sobre atualizações ou informações relevantes sobre seu nicho de mercado.
Neste tipo de e-mail, o objetivo é focar no conteúdo, por isso são caracterizados por textos longos e diversas call-to-actions linkadas para um blog (de preferencia, o seu).
Uma dica, é enviar esses e-mails periodicamente, assim, alimentando seu potencial cliente com informações sobre seu negócio e preparando-o para o momento da conversão.

Promocionais

Vamos falar de um clássico: o e-mail promocional. Com certeza você já recebeu algum nesse modelo. São aqueles com ofertas e com diversas CTAs, como: “compre aqui”, “ganhe 10% de desconto”, “download gratuito”. Bom, apesar de serem um modelo antigo, esses e-mails continuam obtendo bons resultados no mercado. Como esse tipo é focado nas conversões, as dicas para obter sucesso em e-mails promocionais são abusar das call-to-actions e disponibilizar diversas imagens sobre seu produto ou serviço, claro, não esquecendo de caprichar no HTML para evitar os bloqueadores.

 

Transacionais

Os e-mails transacionais são aqueles enviados após alguma ação do usuário. Por exemplo, logo após um cadastro, uma compra ou a solicitação de alguma informação. Esse modelo de e-mail garante altas taxas de abertura, justamente pelo fato de já ser um e-mail aguardado pelo cliente. A orientação que deixamos para esse modelo, é criar e-mails simples e curtos, adicionando sempre alguma informação relevante que poderá gerar uma conversão, como a disponibilização de um eBook, por exemplo.

 

Datas comemorativas

Uma grande sacada na hora de ganhar confiança, e melhorar o relacionamento com seu cliente, é o envio de um e-mail de datas comemorativas. Pode ser aniversário, conquistas ou qualquer outra data que você julgue apropriada. Esse tipo de e-mail faz com que o cliente sinta-se lembrado, adquirindo carinho e confiança pela marca. São imagens que, geralmente, envolvem um uso maior de imagens e gráficos. Portanto, utilizam-se artifícios visuais e textos curtos para conquistar e prender a atenção do destinatário. A dica aqui é oferecer algum tipo de benefício junto com a parabenização, podem ser brindes, descontos, cupons ou qualquer outro artifício que você tiver na manga. A formatação desse e-mail é bem parecida com a do e-mail promocional, abuso de imagens e textos curtos.


Agora que você já sabe como escolher o modelo certo de e-mail marketing, que tal receber uma Consultoria Gratuita de Marketing Digital e, com isso, descobrir ainda mais sobre e-mail marketing e diversos outros tipos de técnicas de marketing digital. É só clicar aqui e ficar por dentro de todos os truques que rolam no mundo do marketing digital.

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