Muito empreendedores dão de cara a mesma pergunta: Como posso aproveitar melhor meu site? A verdade é que isso é relativo. Depende do conteúdo que se gera e quanto se investe no momento de publicar, mas, de qualquer forma, é necessário conseguir uma maior conexão com os interesses de seu cliente, algo não tão difícil no mundo digital quando se realiza uma estratégia de posicionamento adequada. Isso é possível porque já existem ferramentas bastante acessíveis hoje em dia, apenas precisamos saber aproveitá-las bem e combiná-las com um bom conteúdo.

Entedemos, portanto, que a sigla SEO (Search Engine Optimization) quer dizer posicionamento nos buscadores. Como conseguir um bom posicionamento na web? A ideia é otimizar custos utilizando primeiro as ferramentas gratuitas, para em seguida utilizar as pagas. Abaixo seguem algumas dicas:

 

1. O “TAGUEAMENTO”

A partir do momento que você faz upload de algum material no YouTube, no Flickr ou em um blog como este, encontra geralmente no final com uma opção chamada “Tags”. O “Tagueamento” consiste em resumir em poucas palavras (tags) o significado de sua imagem ou vídeo ou o conteúdo do seu blog ou página. O ideal é que sejam classificadas a maior quantidade de palavras possíveis, coerentes com o conteúdo e de acesso útil ao buscador. O tagueamento é vital para alimentar o tráfego. 

 

2. O COMPARTILHAMENTO

As redes sociais são, sem dúvida, o lugar onde circula a maior quantidade de informação pronta para ser clicada. As empresas recorrem a estas redes para gerar maior experiencia com seus clientes e para isso necessitam compartilhar informações que gerem acessos ao seu site, onde haverão ainda mais elementos para que consigam ser “vistos” ou, melhor ainda, clicados pelo usuário. Gerar curiosidade nas redes é um fator fundamental para levar o internauta até o site.

3. O FATOR INVESTIMENTO

Se os dois fatores anteriores não são suficientes para o seu tipo de negócio, então surge uma solução paga. O Google – buscador mais utilizado por internautas do mundo inteiro – sempre irá ajudar se você estiver disposto a investir dinheiro. Para isso é necessário criar um anúncio do seu site através de uma plataforma como o AdWords. Comece criando campanhas de baixo valor para e familiarizar com a ferramenta e analise os fluxos comunicativos e as tags mais buscadas. Com isso será possível criar campanhas cada vez mais assertivas e aumentar o tráfego no seu site.