Quando o assunto é internet, plataformas digitais e tecnologia, um período de dois anos pode ser uma eternidade. Cinco anos, então, nem se fala. Quando comecei a trabalhar com redes sociais, em 2010, as coisas eram muito diferentes. O Facebook, por exemplo, ainda estava engatinhando aqui no Brasil: era o início da queda do nosso velho e amado amigo, o Orkut.

O Twitter, apesar de ainda ter representatividade, era muito mais forte e tinha um alcance muito maior, e a produção de conteúdo para o Youtube ainda não era vista como uma forma efetiva de ganhar dinheiro. Empresas como Google e Facebook encontraram diversas maneiras de lucrar com as interações sociais propostas pelas redes e, consequentemente, toda a lógica do mercado foi revolucionada.

É claro que, ao trabalhar com redes sociais durante a evolução das plataformas, pude aprender muito sobre diversos fatores que só quem vive a rotina de posts e planejamentos pode contar. Se você está começando a trabalhar com redes sociais agora, tenho algumas dicas para te dar.

Por isso, elaborei uma lista com três coisas que aprendi durante minhas experiências de trabalho e que, se soubesse desde o início, teria poupado várias horas de crise, preocupação com resultados e bloqueio criativo.

3 dicas essenciais para trabalhar com redes sociais

Trabalhar com redes sociais

1. Gerenciamento de contas e frequência de publicação

Quando as redes sociais começaram a ser levadas como uma área do mercado de trabalho da comunicação, não existiam muitas opções para gerenciar contas de clientes, páginas e publicações.

Nesse caso, a questão não era a falta de conhecimento, era a falta de opções. O Facebook, por exemplo, que hoje em dia tem a plataforma Facebook Business para gerenciamento de clientes e um sistema próprio de publicidade, não apresentava nenhuma solução que facilitasse a vida dos social media.


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Trabalhar com redes sociais.Outra coisa que poucas pessoas comentam é a frequência de posts que devem ser publicados nas redes sociais. Depois de fazer o curso de Inbound Marketing do Hubspot, ficou tudo muito mais claro para mim. No curso, aprendi que existe uma frequência ideal de publicações para cada rede, e que essa frequência pode influenciar fatores como alcance, engajamento e relevância de uma página ou perfil.

 

Abaixo, a frequência ideal de publicações para cada rede:

Twitter: 4 a 6 vezes por dia
Facebook: 2 vezes por dia
Linkedin: 2 vezes por semana (ou sempre que houver conteúdo novo no site)
Google+: 2 vezes por semana (ou sempre que houver conteúdo novo no site)
Instagram: de 1 a 2 vezes por dia


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2. Interações com o público

Sabe aquele página de empresa que responde todas as dúvidas de clientes e seguidores com um texto padrão e genérico? Pois é, não seja essa empresa.
Ao trabalhar com redes sociais, é muito importante ter em mente que os clientes gostam de se sentir especiais e bem tratados, inclusive na internet. Pensando assim, as respostas padronizadas acabam pegando muito mal para uma empresa.

Para resolver essa questão, em primeiro lugar, você deve conhecer muito bem seu público-alvo, para saber como dirigir-se à ele. Depois, você pode elaborar uma lista com as perguntas, dúvidas e problemas mais frequentes, para prever com certa antecedência as necessidades dos clientes e gerenciar o tempo gasto com esse trabalho.

Sim, você vai precisar de um tempo considerável para conseguir responder as interações na página ou perfil da sua empresa, e essa é a parte mais difícil. Porém, o retorno positivo pode ser surpreendente.

Trabalhar com redes sociais.

Sei que é clichê, mas preciso citar o exemplo do Ponto Frio. O pinguim (<3), como é carinhosamente conhecido nas redes sociais, é um perfil que não economiza nas interações personalizadas, gírias e emojis. O resultado disso é um amplo conhecimento de marca, a satisfação dos consumidores e a criação de uma relação de carinho entre o público e a empresa (e, certamente, o aumento das vendas das lojas físicas e online).

3. Planejamento editorial e pensamento estratégico

Sim, ter um planejamento editorial e pensar nas redes sociais estrategicamente é muito importante para obter melhores resultados e analisar o retorno sobre o investimento (ROI) ao trabalhar com redes sociais.
Parece óbvio que o trabalho de social media não é só postar cards e links em uma página, certo? Errado, muitas pessoas pensam que é só isso mesmo, e elas estão redondamente enganadas.

Trabalhar com redes sociais.

O trabalho de um bom social media deve ser pautado por planejamentos de conteúdo, relatórios de métricas e muito pensamento estratégico. Para realizar todas essas etapas, existem algumas dicas:

trabalhar com redes sociais

  • Defina quais são os objetivos de comunicação e de vendas da sua empresa e planeje suas ações com base nesses dados;
  • Pesquise seu público-alvo e trabalhe com a criação de personas. Essas personas te darão um panorama dos interesses de possíveis clientes e serão importantes para estabelecer um planejamento focado e efetivo;
  • Produza e publique com frequência: nada pior do que uma página sem atualizações e novidades;
  • Analise frequentemente os dados fornecidos pelas redes sociais sobre o seu público e sobre a interação dos usuários com as suas publicações. Essa preocupação pode te ajudar a identificar novos nichos de mercado e novas maneiras de atingir mais clientes;

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de mais informações sobre gerenciamento de redes sociais? Deixe um comentário ou mande um email para contato@bighouseweb.com.br. Temos muitas outras coisas para te contar sobre trabalhar com redes sociais!
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Sobre o autor: Douglas Abreu é Redator e Social Media da BigHouseWeb, formado em Jornalismo pela PUCRS.
Possui certificações em Google Adwords e Inbound Marketing pela Resultados Digitais e HubSpot.