Embora as ferramentas de criação estejam disponíveis para todos, os melhores layouts web possuem as mesmas características: seus detalhes respeitam uma ordem.

 

Pequenas partes do site, desde o alinhamento ao contraste das cores utilizadas, fazem-o ficar bom ou ruim. Prestar atenção nesses detalhes antes de publicar o seu projeto lhe dará a certeza que o seu objetivo será alcançado como o planejado. Um layout desorganizado e sem cuidado nos detalhes corre o risco de ser visto como amador. Por isso, antes de começar qualquer projeto, pense nestas pequenas-grandes dicas:

 

ALINHAMENTO

 

Hierarquia e alinhamento estão rpesentes no layout de jpunt.nl

Hierarquia e alinhamento estão rpesentes no layout de jpunt.nl

Uma das chaves para iniciar o design é a escolha entre o alinhamento vertical ou horizontal. Apenas espalhar aleatoriamente elementos na visualização do site não renderá a estrutura desejada. A definição de uma hierarquia ajuda a manter uma hierarquia e consistência aos elementos do layout.

Quando trabalhamos com imagens e elementos textuais juntos, tenha certeza de deixá-los em blocos que permitam seu fácil entendimento.  

No alinhamento vertical, tenha atenção na largura dos elementos e nos espaços em branco entre eles. Estes devem ser iguais sempre, para manter um padrão visual ao site. Imagens de diferentes tamanhos podem perfeitamente fazer parte de um layout proporcional: basta que use grids para alinh[a-las perfeitamente.

Um caminho rápido e simples para deixar seus itens alinhados proporcionalmente ;e trabalhar com os grids. Não existe uma regra para qual tipo de grid utilizar. Apenas utilize essa técnica para estruturar o seu site, e certamente isso ajudará no alinhamento do seu layout.

No próximo post vamos falar sobre CONTRASTE.