Persona do Marketing Digital

Elaborar a persona do Marketing Digital é algo bem mais específico. Falo isso porque não se trata de, simplesmente, apontar um perfil generalista de público. Ao elaborarmos uma estratégia de Marketing Digital, a primeira pergunta que surge é: “Quem é o público-alvo?”.

Persona do Marketing Digital: Saiba engajar 

Dentro de um nicho, há diferentes personagens e é a partir disso que surge a importância da persona do Marketing Digital. Para que a marca se comunique bem com todo esse leque de pessoas, engajando-as e fazendo com que busquem as soluções oferecidas pelo anunciante, a estratégia de Inbound precisa, diante deste público:

  • entender seus valores
  • reconhecer seus propósito
  • mapear seus problemas e dores
  • saber quais são suas expectativas (e corresponde-las)
  • sanar necessidades
  • oferecer soluções em cima do mapeado

Tudo isso só é possível a partir de uma persona bem desenhada. Além disso, precisa estar bem especificada, também. Não adianta alinhavar um cliente em potencial como se ele fosse igual aos demais. Ainda que tenhamos características em comum, somos únicos: compreender a essência de cada um é fundamental. Com a persona do marketing digital, não deve ser diferente.  

Novo mercado = novo comportamento do consumidor

Entenda, de forma definitiva, uma premissa: o cliente é o centro do mercado atual. Ele é o protagonista do processo e curador das informações que consome sobre produtos e serviços. Como ele faz isso? Delimitando o tempo que vai dedicar para percorrer a jornada de compra e selecionando as informações que quer receber sobre isso.

Diante desse espectro de exclusividade, mostrar que a marca compreende que ele é único e que compreende suas necessidades é algo indispensável. A persona do marketing digital é quem será carregada com todas essas informações.

Problemas e dores são pontos chave

A eficácia da estratégia está em compreender cada perfil neste grande grupo e elaborar a persona do marketing digital baseada nos problemas, nas dores e nas necessidades de cada um deles. Alguns passos são:

  • estude o que este nicho pensa,
  • estude o que publicam em fóruns de discussão,
  • compreenda qual o tipo de vida levam,
  • quais lugares que frequentam,
  • busque quais são as características demográficas,
  • quais as razões que o levariam a comprar os produtos do anunciante,
  • por quais momentos esta persona está passando em sua vida
  • quais soluções você poderia proporcionar para as dores dele, etc.

Quantidade de informações vai balizar a eficácia da estratégia

Quantas mais informações específicas você puder reunir, mais eficaz será sua estratégia, uma vez que você conhecerá muito mais a fundo o público do qual você quer captar clientes.