A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República divulgou sua “Pesquisa Brasileira de Mídia 2014”, que buscou traçar os hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Realizada pelo IBOPE, a pesquisa retrata a relação dos brasileiros com a televisão, com o rádio, jornais, revistas e, é claro, com a internet.

O segundo meio de comunicação preferido dos brasileiros é a internet

Todas as citações dos mais de 18 mil brasileiros entrevistados foram espontâneas, ou seja, as respostas foram dadas a partir da lembrança de cada um. Metodologias a parte, a pesquisa nos mostra dados muito interessantes sobre a utilização da web, que é o segundo meio de comunicação social favorito dos brasileiros, atrás apenas da televisão.

O brasileiro e a internet

Segundo o estudo da Secretaria de Comunicação, 47% dos brasileiros possuem conexão à internet em casa. Porém apenas 26% dos entrevistados declararam usar a internet todos os dias da semana, sendo o Facebook o site mais acessado, com 63,6%. Atrás dele vêm o portal Globo.com, com apenas 7% da lembrança do público.

Frequência de uso da Internet segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia 2014

O Facebook também é o site mais utilizado como fonte de informações, o que se revela contraditório, já que apenas 6% dos brasileiros acreditam plenamente nas notícias que circulam nas redes sociais. Já a credibilidade da propaganda nas redes sociais está um pouco melhor, como foi apontado: 22% acreditam muito, enquanto 54% acredita poucas vezes.

Comparando os dados acima com a confiança do brasileiro nos canais de comunicação convencionais (jornais, rádios e emissoras de televisão), notamos que 47% acreditam muito nas propagandas desses veículos.

Aqui cabe fazer uma observação própria: esses canais estão há décadas no cotidiano do brasileiro, enquanto as redes integram efetivamente a nossa vida há pouquíssimos anos. Mesmo assim, quase 1/4 dos brasileiros acredita no que é oferecido no Facebok, Youtube, etc.

Mais uma vez o mobile

Já falamos muito sobre o acesso à internet via dispositivos móveis por aqui e a Pesquisa Brasileira de Mídia nos aponta mais uma vez para a necessidade de estarmos preparados para isso: 48% dos entrevistados disseram acessar mais a internet via mobile, sendo 40% a partir de telefones celulares. Outra pesquisa apontou que 30% dos brasileiros fazem compras com os seus smartphones.

Essas pesquisas só provam a eficácia de estratégias online para a sua empresa!

Abaixo você pode ver a versão completa da Pesquisa Brasileira de Mídia 2014: