Segundo dados divulgados pelo IAB Brasil na última semana, a publicidade digital deve crescer aproximadamente 14% no Brasil, em 2015.

Publicidade digital deve crescer 15% em 2015


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Os dados foram coletados a partir de uma nova metodologia desenvolvida em parceria com a comScore e que, de acordo com Guilherme Ribenboim (VP América Latina do Twitter), será o ponto de partida para apresentar uma métrica única que possa servir de parâmetro para mapear o crescimento do setor.

Durante a apresentação na nova sede do IAB Brasil, na Vila Madalena, em São Paulo, Ribenboim anunciou que o mercado brasileiro de publicidade digital, em 2014, teve investimentos totais de R$ 8,3 bilhões (bem acima dos R$ 7 bilhões que o IAB tinha projetado em abril de 2014).

Para 2015, o IAB Brasil estima crescimento de 14% na publicidade digital, apontando um volume total de investimento de R$ 9,5 bilhões. Com esses números, a Internet assume o lugar de segunda mídia mais importante do país, perdendo apenas para a TV.

Segundo Ribenboim, a métrica integra dados coletados junto às agências publicitárias e outros compradores e vendedores de mídia com as métricas de vários estudos da comScore, que registram tráfego e geração de inventário.

Publicidade digital representa 20% dos investimentos

Os dados totais de investimento no mercado publicitário em 2014, baseados no Projeto Intermeios, do Grupo Meio e Mensagem, ainda não foram divulgados, mas até novembro de 2014 somavam R$ 29,7 bilhões (excluindo dados de internet, já que desde o ano passado seis grandes portais brasileiros deixaram de fornecer seus números para o estudo Intermeios).

De acordo com o portal de tecnologia IDG Now, “numa ‘conta de padeiro’ simples, é possível antecipar que a mídia digital venha a representar em 2014 uma fatia próxima de 20% do total do bolo publicitário brasileiro, crescendo acima disso em 2015”.

Quatro pilares

Os números de investimento em publicidade digital, estimados pelo IAB para 2015, foram divididos em quatro fatias: mobile (R$ 822 milhões); vídeo (R$ 924 milhões); display + social media (R$ 3,2 bilhões) e search + classificados (R$ 4,5 bilhões), todos com crescimento entre 14% e 15% com relação a 2014.

No entanto, o crescimento da publicidade móvel ainda está bem aquém da efervescência mundial. Sobre isso, o presidente do IAB diz que os números anunciados devem ser vistos como um bom ponto de partida e que ao longo do ano deverão se adequar ao movimento do mercado.