Sempre antes de iniciarmos um novo projeto, começamos a busca por referências para nossos trabalhos. Lugares e ferramentas que podemos buscar inspirações e ideias para criar um projeto eficaz, bonito e criativo.

Aqui na BigHouseWeb elaboramos projetos dos mais variáveis tipos. Sejam eles a criação de layouts para websites, elaboração de uma linha visual para alguma marca, campanhas de marketing para Facebook, entre outros. Por conta dessa variedade de projetos, buscamos formas de inspiração e elementos de referências em inúmeros lugares, dos mais variados tipos, seja somente para a criação de uma card para Facebook, referências de fontes para uma nova campanha ou até mesmo para layouts de uma página empresarial.

Agora, para ajudar você a buscar referências e inspiração para seus projetos, irei apresentar-lhe uma série de sites e ferramentas que utilizamos na BigHouseWeb antes de começar a criação de qualquer trabalho. Além disso, há sites com diversos recursos necessários que você irá precisar para deixar sua criação mais finalizada, como ícones, vetores ou cores.

 

inspiração para seus projetos

Referências: Dicas de onde procurar inspiração para seus projetos.

Pontos importantes antes de iniciar sua busca por referências:

Antes de dar início a nossa lista de sites de referência, precisamos entender a importância de buscá-las e como fazer desta busca algo que vá realmente auxiliar em seu trabalho, enriquecendo seu projeto e proporcionando maior qualidade em seu desenvolvimento.

Antes de tudo temos que entender que a busca por referência “nunca” é uma perda de tempo. Muito pelo contrário. Buscar referências e inspirações é um investimento na qualidade de seu trabalho. Quanto maior o investimento nessa etapa do projeto, maiores são suas chances de entregar algo com qualidade e beleza, além de facilitar e agilizar seu desenvolvimento.

Quando começamos a fazer algo sem nossa área criativa aquecida, muitos erros são cometidos e, com eles, uma grande perda de tempo e, por consequência, um desânimo em sua execução. Enquanto pesquisamos referências, nossa mente começa a trabalhar, criar automaticamente idéias, aquecer nossa linha criativa e, automaticamente, compor uma linha de ideias para o trabalho que iremos executar.

Porém, nossa busca deve ter um foco e se atentar para não fazer de nossa procura algo que vai atrapalhar no desenvolvimento do trabalho.

Cuidado para não se atrapalhar.

Primeiramente, devemos ter em foco o tipo de projeto que temos nas mãos. Por exemplo, na criação de um website, devemos saber por onde começar a buscar inspiração. Será um website com um layout mais Flat? O site terá um conteúdo para empresas ou irá trabalhar com venda de produtos? Quando levamos as características do projeto em conta, delineando o tipo de referência que precisamos buscar, nossa busca acontece de maneira mais ágil e eficaz.

Outro fator importante é tomar cuidado com o número de referências que iremos utilizar. Como destacamos anteriormente, quanto maior nossa busca por referências, maior será a qualidade do nosso trabalho. Porém, deve-se tomar cuidado, pois muitas referências juntas podem criar um desentendimento em sua linha visual. É sempre bom prestar atenção nos tipos de referência que se está utilizando, tomando cuidado para que, juntas, criem composição com elementos que combinem.

Então, vamos ver alguns sites que utilizamos para buscar as nossas referências?

Tipografia:

typeinspire.com 
fontsquirrel.com
whatfontis.com
typographica.org
wordmark.it
dafont.com/pt
urbanfonts.com
1001freefonts.com

Muitos não sabem, mas sites como DevianArt, o qual é utilizado muito para criações de ilustração digital e artes visuais, e Behance, o qual é utilizado como portfólio de diversos projetos de design, também podem ser utilizados para se buscar fontes, letterings e projetos tipográficos. É somente necessário colocar “free fonts” em seu buscador que milhares de fontes serão encontradas.

Cores:

color.adobe.com
www.colrd.com
www.0to255.com
www.colourlovers.com

Logos:

www.logopond.com
www.brandsoftheworld.com
www.logolicia.com.br
www.logofaves.com
www.logooftheday.com
www.pixellogo.com
www.logospire.com
www.logolounge.com
www.logomoose.com
www.logosdesigners.com

Ícone, Vetores, Patterns e PSDs:

thenounproject.com
www.freepik.com
www.flaticon.com
medialoot.com
psdblast.com
www.iconfinder.com

Web Design:

www.thefwa.com
www.designfridge.co.uk

Flat Design:

www.fltdsgn.com
flatdsgn.com
www.flatfreebies.com

Vídeos:

www.vimeo.com
www.videezy.com
www.xstockvideo.com
www.cutestockfootage.com
www.free-hd-footage.com
www.videvo.net
www.clipcanvas.com
www.motionelements.com
www.ignitemotion.com
www.footagecrate.com

Áudio:

www.freesound.org

Mock-Ups:

www.graphicburger.com

Design Gráfico:

www.illustratd.com
www.designanddesign.com

Este último apresenta dois projetos de design gráfico por dia, escolhidos pela equipe do site. Mas também há a possibilidade de enviar seu próprio trabalho para eles, tendo chances de publicação.

Sitas de referências:

Tirando um pouco o foco de sites de referência de apenas um determinado gênero, há aqueles que dispõem de uma vasta gama de referências e inspirações dos mais diversos tipos. Ilustrações, layouts, trabalhos artísticos, fotografia… São muitos os tipos de referência que você pode absorver ao pesquisar nesses sites.

www.pinterest.com
www.dribbble.com
www.behance.net
www.deviantart.com
www.designspiration.net
www.thedesigninspiration.com

Blogs de Design:

Não podemos deixar de falar dos blogs de design. Há inúmeros blogs, alguns mais focados em determinados assuntos e outros mais abrangentes, mas é sempre bom conhecê-los e dar uma paradinha para ler e ficar por dentro das novidades no mundo do design, design gráfico e campanhas publicitárias. São inúmeras referências, trabalhos inspiradores e diversas matérias que enriquecem muito o processo de criação, desenvolvimento e finalização de nossos projetos.

www.designersbrasileiros.com.br
www.b9.com.br
www.ideafixa.com
www.designerd.com.br
www.chocoladesign.com
www.clubedodesign.com
www.vitaminapublicitaria.com.br
blog.wedologos.com.br
www.cutedrop.com.br
www.designontherocks.com.br
www.des1gnon.com
www.designculture.com.br
www.logobr.org
www.design.blog.br
www.sala7design.com.br
www.designfera.com.br

Para finalizar nossa conversa não podemos deixar de destacar a maior fonte de inspiração e referência de todas, o mundo em que vivemos. Somos cobertos por elementos inspiradores ao nosso redor, nas ruas, nas praças, na natureza. Na textura de uma parede, na arquitetura de um edifício, no desenho de um grafite, no cheiro de uma flor, no som de um animal. As próprias pessoas são maravilhosas fontes de inspiração, em seus trejeitos, sotaques, estilos e diálogos. Assim como o próprio ambiente em nosso lar, com sua decoração, cheiro, estilo e cor.

Então, da próxima vez que você sair de casa (ou não), preste atenção no mundo ao seu redor. Diversos artistas retiram suas inspirações de coisas que visualizam em seu cotidiano, prestando atenção em tudo que compõem seu ambiente. Tente olhar para as coisas mais banais de um outro ângulo, de uma nova perspectiva e aposto que você irá se surpreender. O mundo é uma gigantesca exposição de arte, portanto cuide bem dele e aproveite! É de graça 🙂