Quando o assunto são os investimentos financeiros na divulgação de um negócio na internet, uma das questões mais importantes que passam pela cabeça de um empreendedor é: qual o retorno financeiro do marketing digital? Por ser uma área ainda pouco explorada por várias empresas, a questão é extremamente pertinente e o seu entendimento pode facilitar o crescimento da presença digital de uma marca.

Entretanto, para possibilitar esse crescimento, é preciso ter uma série de questões em mente. O valor investido, o tipo de trabalho que será feito e, principalmente, quanto o empresário está disposto a destinar para os serviços são dados muito importantes para calcular o retorno financeiro do marketing digital.


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Com base em dúvidas que frequentemente chegam até nossa caixa de e-mail, elaboramos um post com três dicas para alocar seus investimentos de maneira correta, evitando prejuízos e oportunizando que o retorno financeiro do marketing digital seja positivo e agregue valor à sua empresa.

retorno financeiro do marketing digital

Três dicas para potencializar o retorno financeiro do marketing digital

1. Foque seus investimentos no que importa

Para que o retorno financeiro do marketing digital seja significativo, você não pode “atirar para todos os lados”. O foco, assim como em qualquer atividade, é essencial para que seja possível atingir bons resultados em marketing digital. Isso quer dizer que, antes de sair apostando em todas as técnicas, plataformas e outras possibilidades oferecidas, você precisa fazer uma análise profunda do seu negócio e descobrir o que faz mais sentido para a sua estratégia.

Pesquise seu público-alvo, entenda as necessidades de seus potenciais clientes, avalie mudanças nos produtos ou serviços oferecidos e, por último, estabeleça uma comunicação padrão para ser a “cara” da sua empresa dali para a frente. Assim, será possível atingir resultados mais sólidos e centralizar seus investimentos em áreas do marketing digital que permitam alcançar seu público de maneira certeira. Esse cuidado certamente evitará o desperdício de recursos e a otimização do valor que você pode disponibilizar para ações de comunicação digital.

2. Estabeleça uma estratégia de marketing digital que possibilite mudanças

Uma das vantagens do marketing digital é o seu dinamismo. Ou seja, é muito mais fácil visualizar equívocos na estratégia e corrigi-los rapidamente. O caminho que foi traçado inicialmente não está transcorrendo conforme o previsto? Simples, é só reavaliar o plano estabelecido e fazer as correções necessárias para que os resultados sejam alcançados.

Para oportunizar que o retorno financeiro do marketing digital seja favorável, é essencial que você esteja com a mente aberta: o dinamismo das ações digitais permite que um cenário negativo seja revertido rapidamente tomando atitudes assertivas. Por isso, é indispensável que sua estratégia de marketing digital seja flexível o suficiente para facilitar essas mudanças de rota que visam a melhoria dos resultados.

3. Analise dados mensurados e mude suas prioridades

A análise dos dados é fundamental para que o retorno financeiro do marketing digital seja positivo. Ao analisar os dados, é possível calcular o ROI (Retorno Sobre Investimento), avaliar medidas para otimizar os investimentos e, inclusive, estudar novas ações que aproveitem de maneira mais produtiva os recursos disponíveis.

As análises podem ser feitas semanal, mensal, trimestral ou semestralmente. Nelas, você pode listar uma série de fatores determinantes para estabelecer novas prioridades para suas ações de marketing digital. Alcance da sua marca nas redes sociais, valores investidos em anúncios ou até mesmo cálculos detalhados que listem quanto tempo cada ação demanda e como isso impacta no seu fluxo de caixa são dados que podem validar seu trabalho ou apontar para uma nova direção rumo ao sucesso.


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