É fato: os consumidores vêm praticando cada vez o Showrooming – fenômeno que consiste em ir ver ou experimentar os produtos no estabelecimento físico, mas fechar a compra pela Internet, buscando um melhor preço ou outras vantagens. Quem tem se destacado nesta nova tendência são os smartphones, já que muitos clientes procuram informações ou comparam preços no celular dentro da própria loja.

No entanto, embora esta prática parece favorecer somente as compras online, ela também revela uma grande oportunidade para as lojas se atualizarem digitalmente, oferecendo serviços alternativos e criando soluções para reverter a situação a seu favor. É claro que é fundamental melhorar a atenção ao cliente e apostar na realização de promoções, mas não é suficiente. O ideal hoje em dia é focar em uma experiência digitalizada para o consumidor dentro do estabelecimento. Trata-se, portanto, de melhorar a estratégia online e oferecer aos consumidores uma interação que os leve ao engajamento. Deste modo, o uso do smartphone nas lojas físicas pode passar de inimigo a aliado.

Para desenvolver estratégias neste sentido, é importante conhecer as tendências atuais do Showrooming, quem o pratica e como a situação pode virar a favor da empresa. Uma pesquisa da TNS Global revelou que 33% dos consumidores do mundo praticam o showrooming, sendo 21% com o celular. Confira no infográfico abaixo outros dados do estudo:

 

Showrooming: uma tendência a combater ou uma oportunidade para melhorar?

Showrooming: uma tendência a combater ou uma oportunidade para melhorar?