Nós e praticamente todo mundo que trabalha com web já falamos bastante sobre a necessidade de ter um site preparado para dispositivos mobile. O próprio Google vem alertando e destacando a importância disso há alguns anos, com o objetivo de oferecer a melhor user experience possível. Por isso, recentemente a empresa começou a testar um ícone para avisar aos usuários quais resultados contam com sites mobile. Então, se você ainda não se convenceu da importância disso tudo, está na hora de repensar o assunto.

Os resultados de buscas virão com ícones indicando sites mobile.

Os resultados de buscas virão com ícones indicando sites mobile.

Essa ferramenta pode ser extremamente valiosa para direcionar tráfego para as páginas que são compatíveis com tablets e smartphones, já que o número de buscas feitas nestes dispositivos, já supera as feitas em desktops. Em razão disso, repetimos, é imperativo que toda empresa invista em sites mobile.

Sites mobile estão deixando o desktop para trás?

Segundo pesquisa recente da comScore, a maior parte dos consumidores são multitela. Isso não significa que o mobile sozinho está vencendo, e sim que vários dispositivos estão sendo utilizados pelo mesmo visitante, nos mesmos sites. Essa é a principal razão para valorizar experiências consistentes em múltiplos devices.

Um site padrão em um dispositivo móvel resulta em uma experiência ruim para o usuário: as fontes são minúsculas, há informação excessiva em uma só tela, além de ser extremamente difícil de se navegar. A menos que o site seja a única fonte de informação para o que o usuário busca, ele certamente irá abandonar o endereço e procurar um mais compatível com o seu device.

O Google defende que um site precisa oferecer a mesma experiência ao usuário, independentemente do device escolhido. Larry Page, co-fundador e CEO da empresa, é firme em sua opinião de que sites não devem ter múltiplas versões para múltiplos devices e acredita que desenvolver o design de sites mobile não é a função do webmaster. O design responsivo é uma abordagem de web design cujo propósito é criar experiências positivas – leitura e navegação descomplicadas, sem muito zoom e scrolling – em vários dispositivos (do mobile ao desktop).

sites-mobile-design-responsivoA emergência da busca de voz

Essa é mais uma razão para se ter sites mobile. A busca mobile via voz é uma tecnologia emergente que combina o poder do mobile com algoritmo que reconhece a voz. Esse algoritmo dá aos usuários a possibilidade de fazer pesquisas no Google falando de maneira informal. A empresa melhorou o formato ao utilizar o Knowledge Graph para os resultados. O maior banco de informações do mundo é do Google, portanto, dar a resposta certa a qualquer pergunta é importante para o sucesso da empresa como buscador.

Para alimentar o Knowledge Graph com resultados locais, o Google usa informações do Wikipédia e do próprio site. Consequentemente, é muito importante manter as seguintes informações atualizadas: logo, endereço, telefone, pessoas e outros dados relacionados ao negócio.

A companhia também anunciou uma nova plataforma de busca em setembro de 2013, o Hummingbird. O nome vem de “preciso e rápido” e tem o objetivo de focar no significado por trás das palavras. O serviço presta mais atenção a cada palavra da busca, garantindo que toda a sentença seja considerada, ao invés de focar em palavras isoladas.

Google Hummingbird

Um estudo recente comissionado pelo próprio Google aponta que adolescentes já têm o hábito de fazer buscas com a voz, enquanto adultos ainda não aderiram à prática. A maioria das buscas por voz envolvem direções, ligações e questões sobre lições de casa. No entanto, o número de buscas relacionadas a negócios, produtos e críticas aumentaram exponencialmente no ano passado.

O tráfego mobile está crescendo a uma velocidade impressionante e os passos que o Google deu sinalizam que toda empresa deve ter uma estratégia mobile. É possível que os testes recentes feitos pela companhia, como os ícones indicando os sites mobile, não se tornem padrão nos resultados de busca. Porém, está claro que ter um site otimizado para buscas mobile não é mais uma opção. Sempre tenha em mente que o objetivo do Google é oferecer qualidade à experiência do usuário e garantir que seu site seja construído com a mesma meta.

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