Para muitas empresas de desenvolvimento web as oportunidades nunca foram muito claras. Redes sociais e compras coletivas,  por exemplo, são fenômenos que aconteceram nos países de primeiro mundo e que só depois chegaram ao Brasil.

Sites e e-commerces para celular

Sites e e-commerces para celular

E quando chegaram estavam prontas para serem exploradas, mas nós não estávamos preparadas e até hoje tudo o que certo em compras coletivas e redes sociais vieram de fora (Orkut, Geoupon, Facebook, Twitter…).  Quando os brasileiros conseguiram entender como funciona, o mercado já estava saturado e restaram apenas as bordas da grande fatia do mercado.

O que não foi feito nas vendas online

Com os e-commerces foi a mesma coisa. Grandes companhias tiveram que iniciar seu processo de venda online para que as pequenas acreditassem em seu potencial. Não é raro enxergarmos pela internet sites de grandes empresas de comércio que ainda hoje não vendem seus produtos pela internet. O despreparo para administrar essa nova situação é um dos principais motivos. Muitas delas ainda seguem um modelo patriarcal de gerência e, como sabemos, quanto maior a idade de um administrador maior a tendência para o comodismo a novas tecnologias.

No entanto, o mercado atual é de ebulição completa. Os e-commerces estão vendendo mais do que as lojas físicas, os celulares se multiplicam nas mãos dos consumidores, as redes de wi fi pipocam às dezenas e a publicidade alcança cada metro quadrado que conhecemos.

Wi fi liberada em todos os pontos do país

Wi fi liberada em todos os pontos do país

Lideranças em aberto para o mercado mobile

Quem quer vender necessita urgentemente vender de forma inteligente pelo mobile. Desenvolver um e-commerce específico para acessos de celulares é a crista da onda há alguns meses e há empresas patinando nessa parte. O lado bom é que comerciantes antenados e corajosos terão a oportunidade de ultrapassar empresas maiores que, por medo, falta de tempo ou de visão, ainda não se exibem na palma da mão de mais de 50 milhões de compradores em potencial.