Antes de falarmos sobre o que é ~social media~, temos que entender que o termo precede o glorioso “advento” da internet. Para termos uma definição mais exata, podemos dizer que mídias sociais referem-se ao poder de difundir uma mensagem de forma descentralizada dos grandes meios de comunicação de massa. Mas ok, não estamos aqui para falar sobre essas definições, que já adquiriram outros significados. Um deles (no caso, o que vamos abordar) refere-se à profissão que 10 entre 10 pais explicam para o resto da família assim: passar o dia todo no Facebook.

SONY DSC

 

Esqueçam-se dos nossos pais. Os videogames deles tinham apenas dois botões. “Passar o dia todo no Facebook” é muito mais interessante e muito menos simplista do que a frase sugere. O social media (xoxial mídia) é, hoje, o cara que sintetiza a comunicação. Podemos ver funções jornalísticas, publicitárias, de redações públicas e design.

sylvio-behring-em-26-08-1957-webO jornalismo e a redação.

Talvez o pré-requisito mais básico de todos. Ter boas noções de português, saber estruturar um texto e dominar a arte de sintetizar um post para 140 caracteres é o começo. Cometa um errinho que seja (mesmo que de digitação), e você pode ter certeza que algum chato que curte sua página vai encher o seu saco. Redação é o básico.

A publicidade e um conteúdo vendável

A redação é o começo, mas ela tem lá suas especificidades. Não basta apenas produzir um conteúdo bom, bem escrito, etc. Isso não significa que o seu post será compartilhado, curtido ou retuitado. Para obter resultados, é necessário que se saiba quem é nosso público, como ele age, em quais horários ele está online, etc. É preciso planejamento. Não vou nem citar criatividade, que já está (ou deveria, ao menos) diretamente atrelada à internet.

As relações públicas e o gerenciamento de crise

Como lidar com aquele cara que falamos antes, que xingou nosso errinho de digitação? Como responder às perguntas que chegam e, principalmente, as críticas? As redes sociais dão espaço para as pessoas e elas usam esse espaço. Muito. Temos, hoje, uma proximidade muito maior com o nosso cliente, ele pode muito mais agora, e saber o que fazer e quando fazer é importantíssimo. Deixar o cara sem resposta ou dar uma resposta ruim, pode ter um efeito muito pior que, simplesmente, perder um like ou seguidor.

Untitled-2O design, porque imagem feita pelo sobrinho do amigo não dá mais

O design é importantíssimo. A embalagem conta, sim. Em tempos de Instagram, não se preocupar com uma imagem bacana e bem feita chega a ser idiotice. Do que adianta uma produção de conteúdo bacana, bem direcionada, um relacionamento saudável com os clientes, se a gente compartilha uma imagem com Comic Sans vermelha em um fundo rosa? Então, na hora de pensar em uma capa para Facebook ou em uma imagem de compartilhamento, pelo amor de deus, esqueça que o filho do amigo existe.