O momento é de muitas reflexões sobre como superar a crise, mas existem diversas organizações que podem ilustrar a recuperação dos negócios em tempos complicados. Um exemplo é a Apple, que atualmente é a empresa mais valiosa do mundo. O patrimônio da maçã gira em torno de 76 bilhões de dólares.

Se você conhece a história, sabe que nem sempre foi assim. Após demitir Steve Jobs, em 1985, a Apple entrou em decadência. O espírito inovador e ousado, característica mais marcante da gigante de Cupertino, parecia ter desaparecido. Porém, em 1996, Jobs reassumiu o comando da empresa e com foco, metas e estratégias bem definidas, conseguiu superar a crise, retomando o crescimento dos negócios.

Quer saber quais lições de Steve Jobs podem ajudar a sua empresa a dar a volta por cima em períodos de recessão econômica através do design, marketing digital e planejamento de ações? Confira nossa lista com 10 ensinamentos sobre como superar a crise que o CEO deixou para o mercado corporativo.

10 frases de Steve Jobs que podem te ajudar a superar a crise:

Lições de Steve Jobs sobre superar a crise.1: “Concentre-se naquilo que você é bom, delegue todo o resto.”

Identifique suas capacidades e foque no que você sabe fazer melhor. A importância do foco pode ser levada em conta ao pensar no seu negócio: escolha uma área de atuação e foque na meta de ser a melhor empresa do ramo.

2. “Decidir o que não fazer é tão importante quanto decidir o que fazer.”

Saber filtrar o que é relevante para a sua empresa e dizer não para boa parte das ideias é essencial para manter o foco e continuar inovando. A lógica é simples: quantidade não significa qualidade.

3. “Seja um padrão de qualidade. As pessoas não estão acostumadas a um ambiente onde o melhor é o esperado.”

Fazer sempre o seu melhor interfere diretamente na qualidade do seu produto. Seja exigente consigo mesmo e questione-se sobre as decisões tomadas. Pode ser um pouco cansativo, mas essas pequenas atitudes garantem a excelência das suas ações e dos seus produtos.Steve Jobs ensinou como superar a crise

4. “Eu quero colocar uma marca no universo.”

Você quer ser lembrado pelo que faz? Melhorar a imagem da sua marca pode passar por diversas etapas: design e responsividade do seu site, presença massiva em redes sociais, facilidade para encontrar suas soluções na internet, etc. Para superar a crise, a imagem da sua marca pode ser a protagonista na decisão de compra do seu cliente.


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5. “Você tem de agir. E você tem que estar disposto a fracassar… se você tem medo de fracassar, não irá muito longe.”

Considere as dificuldades que serão enfrentadas, mas não permita que elas deixem sua empresa estagnada. Os diferenciais que você apresenta ao cliente em períodos de recessão podem ser aquele empurrãozinho a mais na hora de fechar uma venda e superar a crise.

Steve Jobs ensinou a superar a crise6. “A inovação distingue os líderes dos seguidores.”

Esteja sempre perseguindo a inovação, pois para superar a crise você vai precisar de um diferencial. A inovação não é, necessariamente, a reinvenção da roda: ela pode ser o aprimoramento de soluções existentes.

7. “Meu trabalho não é o de pegar leve com as pessoas. Meu trabalho é torná-las melhores.”

Definir metas, estimular o foco e cobrar resultados pode acabar virando um pesadelo se você não souber como fazer isso. Ser firme nas cobranças e decisões, sem perder o espírito de liderança, será fundamental para superar a crise. Você vai precisar de uma equipe motivada, competente e focada em resultados se quiser retomar o crescimento do seu negócio.

8. “Para dormir bem durante a noite, a estética, a qualidade, elas devem ser levadas até o final.”

Os detalhes são essenciais, mesmo que não pareçam. O cuidado com os detalhes demonstra que você se preocupa com o cliente, e isso influencia diretamente em como ele enxerga a solução oferecida.
Lições de Steve Jobs para superar a crise

9. “O design não é somente o que se vê ou o que se sente. O design é como funciona.”

Beleza e utilidade são características que devem estar sempre associadas. Seu site, por exemplo, deve explorar o design a fim de transformar a experiência de navegação do cliente em algo confortável e prazeroso, além de, é claro, ser funcional.


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10. “Se não se cumpre a expectativa do cliente, é totalmente nossa culpa, simples.”

Pode parecer um pouco clichê, mas ainda é verdade: o cliente sempre tem razão. Se ele visita seu site e não encontra alguma informação que esteja procurando, ou se o design das páginas não favorece a leitura de conteúdos, a culpa é sua. Porém, nem tudo está perdido: superar a crise passa por avaliar o próprio negócio e fazer os ajustes necessários para melhorar a experiência do cliente.Lições de Steve Jobs para superar a crise


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E aí, gostou dos conselhos do ex-CEO de uma das maiores empresas do mundo? Se você quiser saber mais dicas sobre superar a crise através do marketing digitalcurta nossa fan page e acompanhe as atualizações do nosso blog.