Técnicas de Texto e SEO

O SEO entrou na minha vida ano passado. Tendo noção básica de técnicas de texto e SEO, tudo que aprendi foi por conta própria, lendo na internet.

Quando comecei a trabalhar com essas técnicas, percebi a importância delas na produção de conteúdo.

Infelizmente, a faculdade de jornalismo ainda deixa muito a desejar no que tange o conteúdo para web.

As disciplinas são focadas em diversos meios de comunicação. Mas o online ainda é deixado em segundo plano, mesmo que os teóricos da área apontem sua relevância.

Qual é o papel do jornalista na produção de conteúdo e no SEO?

O jornalismo deixou de ser apenas focado em televisão, rádio, jornais e revistas. Atualmente, a presença do jornalista na web vem numa crescente, abrindo uma enorme janela para a produção de conteúdos online.

A razão para isso é muito lógica: o profissional do jornalismo traz um olhar de utilidade.

Ele naturalmente se coloca no lugar do leitor e sabe a importância de uma leitura que proporcione experiências: ela deve ser informativa e dinâmica ao mesmo tempo em que capta o principal do tema em questão, justamente para envolver o consumidor.

Ainda assim, a faculdade de jornalismo não traz conhecimentos que são importantes para atuar nessa área, que só cresce.

O webjornalismo ainda é pouco estudado nas salas de aula: perdem os futuros jornalistas.

A frequência com a qual informações nos assediam faz necessária uma reciclagem aos cursos de comunicação.

Isso engloba a inclusão do estudo dos recursos digitais em sua grade curricular.

Não basta apenas ser um bom jornalista e escrever bem ou ter boas ideias.  Para ser produtor de conteúdo é indispensável um bom conhecimento de técnicas de texto e SEO.  

 


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O que é SEO?

Com tantos sites, blogs, fanpages e outros canais de conteúdo online, ser relevante na “selva virtual” é uma missão complicada.

Através de técnicas de texto e SEO, é possível fazer com que os mecanismos de busca encontrem facilmente o seu site/blog e mais pessoas consumam o seu conteúdo.

SEO vem da expressão Search Engine Optimization a qual, em Português, significa, Otimização para os Mecanismos de Busca.

Trata-se da otimização da sua produção para os mecanismos de busca, como o Google.

Quando bem utilizado, o SEO funciona como o melhor marketing que você pode ter.

Essas técnicas podem colocá-lo entre os primeiros itens achados na busca pelo seu assunto.

Quanto melhor for o SEO de um conteúdo, melhor rankeado ele ficará na lista do Google gerando, assim, maior número de cliques.

Técnicas de Texto e SEO

O SEO torna o conteúdo mais visível e atraente para quem procura determinado tema, facilitando na hora de escolher qual link será clicado. É ele quem faz seu conteúdo ser visto… (Já sabemos que Quem não é visto, não é lembrado né?!).

O grande segredo para um SEO bem elaborado é a palavra-chave. É ela que direciona o leitor ao que ele procura.

Você quer que sua página esteja lá, certo?! Quem produz conteúdo tendo técnicas de SEO em mente obtém melhores resultados.

Por essa razão, a escolha da palavra chave, ou Keyword, é de grande importância. Para criar um bom conteúdo, deve-se pensar nele sempre em torno desta palavra escolhida.

Mas o SEO não se trata apenas de jogar keywords pelo texto todo sem critérios: o Google está interessado na experiência que o usuário terá em seu site/blog.

Busca por conteúdo

Se quisermos conhecer melhor essa ferramenta poderosa de técnicas de texto e SEO, é preciso ser um pouco autodidata.

Mas a boa notícia, é que existem muitos cursos online e sites que ensinam mais sobre o SEO. Os jornalistas que querem produzir bom conteúdo: mantenham-se atualizados deste mercado, já que ele só cresce.

Para isso, é preciso recorrer a internet, para aprender como escrever na internet.

 

 

*Thi Berneleau é estudante de Jornalismo e assistente de SEO na BigHouseWeb.