Um dos indicadores para medir o público de um blog é a quantidade de comentários. Eles demonstram que os leitores estão comprometidos com o conteúdo publicado e, assim, se cria uma comunidade ativa. Além disso, os comentários trazem um ótimo feedback sobre o quão atrativos são seus posts. No caso dos e-commerces, os blogs são bastante utilizados para divulgar produtos novos e medir a aceitação inicial do público.

Em outro post, já publicamos os 5 motivos para sua empresa ter um blog.

Veja algumas dicas para gerar mais interação em seu blog:

Técnicas para aumentar os comentários do seu blog

Tëcnicas para aumentar os comentários do seu blog

1 – Terminar o post com uma pergunta é abrir possibilidade à conversação. Se o leitor chegou ao final do post poderá se sentir motivado em gerar um diálogo a partir da interrogação que você deixou. Mas lembre-se: fazer uma pergunta genérica e aberta é mais interessante que perguntar algo específico. Não complique o leitor!

2 – Peça ajuda. Se você está produzindo um post com uma lista como esta, pode pedir aos internautas que o ajudem a terminá-la.

3 – Oferecer recompensas é sempre uma boa estratégia. Presentear o comentário mais criativo, sortear algo entre 10 melhores comentários ou ainda premiar quem mais compartilhou seus posts é uma grande motivação aos leitores. Responder as perguntas e interagir com os leitores que estão na conversação também é uma forma recompensá-los e mostrar que são valorizados pela opinião que estão trazendo.

4 – Reduzir as barreiras para comentar também é importante para que o processo de interação seja mais simples e fácil. Se você pede algum tipo de registro, aqueles que não têm ou não querem colocar seus dados podem perder a motivação. Facilite a vida do leitor!

 

Gostou da nossa lista? Conhece outras dicas para aumentar os comentários em um blog? Comente!