Um bom empreendedor está sempre pensando em novas maneiras de engajar pessoas e conquistar novos clientes para a sua empresa. Porém, para isso, é preciso estar atento a todas as tendências e novas técnicas de marketing digital.

O que algumas pessoas ainda não sabem (mas eu vou te contar) é que o Marketing de Conteúdo é uma estratégia que oferece várias possibilidades de ampliação de um negócio e construção de identidade de marca: 60% dos consumidores se sentem mais confiantes a respeito de uma companhia depois de ler conteúdo personalizado em seu site. Ele também é uma forma de publicidade 50% mais barata do que as tradicionais!


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Trabalhar com Marketing de Conteúdo

Aqui na BigHouseWeb, estamos bastante habituados a trabalhar com Marketing de Conteúdo para vários tipos de clientes. Produzimos posts de blog, eBooks e materiais para redes sociais que atingem muitas pessoas, diariamente, e temos aprendido muitas coisas novas sobre o assunto. É uma rotina repleta de planejamentos, construção de personas, pesquisas e muita produção.

Para compartilhar tudo que temos aprendido por aqui, listamos quatro motivos para explicar o quanto gostamos de trabalhar com Marketing de Conteúdo. Essa lista também serve para mostrar por que essa estratégia tem tudo para te conquistar e melhorar os resultados da sua empresa.

4 motivos para amar trabalhar com Marketing de Conteúdo

1. Aprender muito

Falando como redator, é impossível não mencionar o aprendizado envolvido ao trabalhar com Marketing de Conteúdo. Para produzir textos e conteúdos para nossos clientes, é preciso pesquisar muito e absorver conhecimentos sobre diversas áreas.

Isso, é claro, além de se refletir em minha bagagem pessoal, acaba impactando também na qualidade do meu trabalho. Aprendizado nunca é demais e, quanto mais eu estudo sobre alguma área, mais fico curioso para pesquisar tendências e novos assuntos a serem abordados.

Trabalhar com Marketing de Conteúdo

Consequentemente, consigo perceber a evolução técnica dos conteúdos que produzo. Isso é ótimo, e só demonstra como trabalhar com Marketing de Conteúdo proporciona uma constante reciclagem de ideias e o conhecimento das mais diversas áreas!

2. Atingir mais clientes e tornar-se referência

Trabalhar com Marketing de ConteúdoPor ser uma técnica de publicidade muito menos invasiva, a possibilidade de atingir mais clientes com ao trabalhar com Marketing de Conteúdo é muito maior. Eu explico: o Marketing de Conteúdo é focado em produzir materiais que agreguem valor à sua marca, e que serão encontrados pelos seus clientes quando eles estiverem procurando conhecimentos sobre o assunto. Atualmente, 93% das experiências online de compra começam com uma ferramenta de busca, como o Google ou o Bing.

Por exemplo: você é dono de uma clínica de cirurgia plástica e passa a produzir conteúdo informativo sobre procedimentos estéticos em um blog no seu site. Nesse meio tempo, uma pessoa interessada em fazer uma lipoaspiração busca no Google algumas informações sobre esse tratamento, encontra o material do seu blog e decide entrar em contato para marcar uma consulta. Gol de placa: seu conteúdo acabou de te ajudar a fechar um cliente.

Além disso, ao trabalhar com Marketing de Conteúdo, você consegue “educar” seus leads para que, no futuro, tornem-se seus clientes e até mesmo divulgadores do seu serviço ou produto. É uma história meio longa, mas você pode conferir nesse outro post como o Funil de Vendas do Marketing Digital pode te ajudar a aumentar suas vendas.


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3. Conhecer mais sobre o público

Para realizar um bom trabalho em Marketing de Conteúdo, é muito importante conhecer o público-alvo. Só que esse conhecimento, além de vir através de pesquisas prévias e estudo de personas, também ocorre muito pelo contato e feedback que recebemos com nossa produção de conteúdo.

Comentários em posts, likes, compartilhamentos e todas as formas de interação possíveis nos ajudam a compreender os interesses do público. É um relacionamento que deve ser construído ao longo do tempo, mas que pode render bons frutos se você souber aproveitar.

Trabalhar com Marketing de Conteúdo

Além de acompanhar a repercussão dos conteúdos que você replica nas redes sociais e em emails marketing, também é possível realizar pesquisas e analisar vários dados de interação, tais como: horário em que seu público está mais conectado, faixa etária e envolvimento com as publicações.

Prestando atenção nesses dados, é possível visualizar quaistipos d e conteúdo são mais populares, por exemplo, e assim aprimorar e complementar sua estratégia de Marketing de Conteúdo.


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4. Identificar oportunidades de negócio

Estando ligado nas tendências do mercado e interagindo com o seu público, é muito mais fácil identificar novos nichos de mercado e oportunidades que podem ser exploradas.

Pense na seguinte situação comigo: você tem uma floricultura e um dos clientes da sua empresa deixa um comentário em um post sobre “flores exóticas” na sua página do Facebook. Nesse comentário, o cliente fala que tulipas azuis (por exemplo) tem vendido muito na Europa e que aqui no Brasil ainda não encontrou alguém que as ofereça. Nos dias seguintes, mais pessoas chegaram até a sua página procurando as tais tulipas azuis e demonstraram interesse em comprar esse tipo de flor.

Trabalhar com Marketing de Conteúdo

Observando essa sequência de acontecimentos, me parece lógico que, para você, vender tulipas azuis é ótima uma oportunidade de negócio. Você estudou seu público, produziu conteúdo relevante sobre o assunto e o retorno foi muito positivo: aquele post no blog da sua empresa deu início a uma reação em cadeia que aumentou suas vendas e, consequentemente, seus lucros. E essa é apenas mais uma das vantagens de trabalhar com Marketing de Conteúdo!

E aí, está esperando o que para entrar no clube dos apaixonados por técnicas criativas de atração de clientes? Existem muitos outros motivos para amarmos trabalhar com Marketing de Conteúdo!
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Estamos ansiosos para compartilhar com você nossas ideias e te ajudar a atingir resultados cada vez melhores!


Sobre o autor: Douglas Abreu é Redator e Social Media da BigHouseWeb, formado em Jornalismo pela PUCRS.
Possui certificações em Google Adwords e Inbound Marketing pela Resultados Digitais e HubSpot.

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