Apesar de muitos estudos indicarem que o consumidor atual é um ‘hiperconectado’, que investe grande parte do seu dia em redes sociais, seus hábitos de consumo de informação online podem determinar seu interesse e atenção às publicações realizadas por uma marca. Dependendo das necessidades que o público alvo deseja satisfazer, ele irá a uma ou outra rede social e, os horários, nesses casos, têm um papel fundamental.

Assim, apesar de os horários variarem conforme targets específicos, o Bit.ly – encurtador de links – realizou um estudo para apresentar de maneira geral os melhores horários para publicar em cada rede social, a partir do número de clicks que recebe.

Estudos do Bitly revelam os picos de audiência em Twitter, Facebook, Pinterest e LinkedIn

Estudos do Bitly revelam os picos de audiência em Twitter, Facebook, Pinterest e LinkedIn

Veja o que eles encontraram:

 

Twitter

O melhor momento para publicar no microblog é entre 9h e 16h, sendo ao meio dia o momento de maior atividade. Em relação aos dias de semana, se prevê  que de segunda à quarta-feira os usuários estão mais propensos a prestar atenção nas publicações, enquanto nos finais de semana há um número menor de interações.

 

Facebook

Semelhante ao que ocorre no Twitter, considera-se que ao meio dia é o melhor momento para enviar uma mensagem de marca. De forma mais específica, o Bitly estima que  quarta-feira às 15h ocorre o maior pico da semana, enquanto os posts publicados depois desse horário geram menos interações.

 

Pinterest

Ao contrário das outras redes sociais, o melhor dia e horário par apublicar é sábado pela manhã. No resto da semana, o meio dia e das 20h às 01h da madrugada também são bons momentos para difundir conteúdos, enquanto das 17h às 19h o índice de participação da audiência baixa notávelmente.

 

LinkedIn

Considerando a natureza da própria rede, o melhor momento de publicar no LinkedIn é nas terças, quartas e quintas-feiras, onde os picos de maior atividade acontecem geralmente entre 7h e 9h da manhã e depois das 18h.