A gente sabe que o ano tá acabando quando os shoppings são decorados para o Natal, ficamos eternamente cantando “Um Novo Tempo” hoje a festa é sua, hoje a festa é nossa e quando todo mundo resolve fazer a retrospectiva do ano que está terminando. Com as redes sociais não é diferente. O Twitter entrou no clima e fez uma com o que mais foi falado durante 2013 no microblog. De janeiro à dezembro, veja os assuntos mais tuitados.

Janeiro

Um dos assuntos mais comentados no primeiro mês de 2014 foi o torneio de tênis Australian Open, vencido pela terceira vez seguida pelo servo Novak Djokovic. Foi a primeira vez na era dos “opens” (que teve início em 1969) que alguém consegue o tricampeonato.

 

Fevereiro

No mês do carnaval, a sensação do Twitter foi a 48ª edição do Super Bowl com a partida entre os Ravens e os 49ers, além da apresentação da Beyoncé no intervalo do jogo que, convenhamos, também é um baita atrativo. No fim das contas, os Ravens se sagraram campeões.

 

Março

Em março, a hashtag #makankosappo foi uma das mais tuitadas e retuitadas no microblog. Em referência ao anime Dragon Ball, estudantes japoneses viralizaram o golpe de Piccolo através de diversas fotos. A brincadeira aumentou e acabamos vendo um festival de #hadoukens e #kamehamehas também.

 

Abril

Um dos trending topics mais tristes do ano. O atentado na Maratona de Boston marcou o mundo e, um dos tuites de maior repercussão do ano, foi esse do Departamento de Polícia de Boston em busca de Dzhokhar Tsarnaev, responsável pelas explosões.

 

Maio

Pra quem gosta de futebol, a final da Champions League entre Bayern de Munique e Borussia Dortmund foi uma das partidas mais espetaculares do ano. Depois de ambos passarem pelos espanhóis Barcelona e Real Madrid nas semifinais, o Bayern venceu por 2×1 e foi o grande campeão.

 

Junho

Junho foi o mês que o Brasil foi pras ruas protestar contra o aumento das passagens contra a PEC 37, contra a corrupção, contra o Feliciano, contra os partidos e até contra os protestantes. As manifestações cresceram tanto que entramos nos trending topics do Twitter e foi um dos assuntos mais comentados nesse mês – nossa primeira aparição de grande expressão no microblog.

 

Julho

Em julho todos paramos, mas principalmente a Inglaterra, para assistir um raro momento: o nascimento de um bebê real. O filho de Kate Middleton com o Príncipe William foi muito comentada pela imprensa e, claro, no Twitter.

 

Agosto

O VMA, Video Music Awards, premiação da MTV americana, foi um dos tópicos mais comentados em agosto. Além de um show do N’SINC, a cantora e ex-Hanna Montana Miley Cyrus surpreendeu o mundo com um tal de twerk.

 

Setembro

Em setembro tivemos duas participações brasileiras no Twitter. Uma com o Rock In Rio e a outra com a presidenta Dilma conversando com o próprio perfil fake. Sem mais comentários.

 

 

Outubro

Um dos assuntos mais comentados do ano, foi o que aconteceu com o governo americano em outubro deste ano. Devido a um impasse político sobre o orçamento federal, o governo ianque parou por 16 dias.

    

Novembro

Infelizmente novembro foi marcado por outra tragédia. O tufão Hayan que devastou as Filipinas no dia 8 de novembro deixou mais de 6.000 mortos e uma enxurrada de tuites de apoio às vítimas.

 

Dezembro

Finalizamos o ano de forma triste e cabisbaixa com a morte do líder sul-africano, vencedor do Nobel da Paz e um dos maiores exemplos que nossa geração poderia ter, Nelson Mandela. Em paralelo a isso, o sorteio dos grupos para a Copa de 2014 também dividiu atenções (e protagonizou uma das conversas mais fakes do ano no Twitter).

 


Bônus: o Youtube também fez uma retrospectiva de 2013, quer ver?