A comScore divulgou em março desse ano seu relatório mais recente sobre o mercado de internet no Brasil. O relatório tem 58 páginas, e nós destacamos aqui os 4 pontos que consideramos mais importantes. Confira!

Principais dados e tendências dos brasileiros na Internet

Principais dados e tendências dos brasileiros na Internet

18% de crescimento nas visualizações de vídeos online

Entre dezembro de 2011 e dezembro de 2012, a quantidade de vídeos online assistidos internautas brasileiros subiu de 109  para 129, o que representa um crescimento de 18%. Para se ter uma ideia, esse crescimento é maior do que o registrado no Reino Unido (11%), nos Estados Unidos (-1%) e na média mundial (3%). A partir desses dados, podemos dizer que a veiculação de uma campanha (mesmo que de poucos dias/de teste) em uma rede de vídeos online como YouTube pode gerar resultados positivos.

 

Os brasileiros fazem buscas no Facebook e no Mercado Livre

Embora boa parte das buscas de internautas brasileiros aconteçam através do Google (129 buscas por usuário por mês), eles também buscam em média 11,8 vezes ao mês no Mercado Livre, enquanto Bing tem média de 8,6. O Yahoo ocupa a terceira posição no ranking de buscas de internautas brasileiros, com 5,9  por usuário por mês, mas o Facebook vem logo em seguida, com 4,6 buscas por usuário por mês.

 

Categorias como Estilo de vida e Saúde são algumas das que mais crescem na Internet brasileira

Sites de saúde cresceram 18% no Brasil em 2012, sites de estilo de vida – bastante concentrados no público feminino – tiveram um crescimento de 17%. Destaque também para os sites de viagens que cresceram em média 5% no país. Isso nos mostra que veicular campanhas em grandes sites sobre saúde, estilo de vida e que trazem conteúdos femininos em geral podem trazer resultados importantes para anunciantes que trabalham com esse segmento.

 

Facebook é a rede social na qual os internautas do Brasil passam mais tempo

Ainda segundo a pesquisa da comScore, o tempo que os brasileiros passam em redes sociais aumentou de 342 minutos em média por usuário por mês em outubro de 2011 para  579 minutos em dezembro de 2012. Maior parte desse tempo, 93%, está destinada ao Facebook. Orkut ainda ocupa a segunda posição no ranking de visitantes únicos a redes sociais por mês, e a ask.fm é a segunda colocada em termos de tempo de permanência.