Saiba mais sobre a Multicanalidade

Saiba mais sobre a Multicanalidade

MULTICANALIDADE é a capacidade de atender a um consumidor de forma eficiente, correta e eficaz através de qualquer ponto de contato que tal cliente tem com empresa, tanto no mundo online como no off-line.

 

Por isso, a Multicanalidade, envolve vários pontos importantes:

– É preciso ter consistência em dados (quem é meu cliente? o que ele compra? quanto ele gasta? o que ele quer? etc…)

– Integração de canais (De nada adianta ter muitos canais se eles não estão integrados)

– Vários pontos para contato (Se é “multi”, obviamente que são muitos, mas o importante é saber que em todos o cliente quer ter informações corretas e completas)

– É preciso ter uma visão integrada de: produtos, clientes e estoque.

 

A grande questão da multicanalidade é que, mesmo que as empresas tenham setores separados como SAC, estoque, marketing, etc, para o cliente ela é a mesma empresa. Isso quer dizer que seja pelo ponto de contato que for, esse cliente deve ser bem atendido e receber as informações que busca.

 

COMO IMPLANTAR A MULTICANALIDADE?

Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário implantar todos os canais ao mesmo tempo. Para isso é necessário bastante dinheiro e estar preparado para uma transformação abrupta na empresa. Nossa dica é ir explorando um canal a mais por vez, ver como  ele funciona e depois que ele está estabelecido, ir aumentando para outro mais e assim por diante. É normal e aceitável ir aos poucos até chegar na multicanalidade.

 

BENEFÍCIOS DA MULTICANALIDADE

Entre os benefícios da multicanalidade estão:

– Clientes fiéis

– Possibilidade de tornar-se referência em uma indústria ou segmento

– Aumento do ticket médio

– Aumento de Market share

– Top of Mind.

 

Veja alguns números sobre EUA e Reino Unido:

– Clientes multicanal gastam 4 x mais

– 33% dos clientes que compraram online e buscam na loja gastam $90 a mais quando retiram o produto

– Clientes multicanal gastam 82% mais por transação que um cliente monocanal

 

No próximo post falaremos sobre os clientes multicanal e como se preparar para a multicanalidade. Aguarde!