Você provavelmente já ouviu a expressão “tempo é dinheiro”, não é? Ela pode se encaixar muito bem em alguns casos, inclusive quando se trata de gestão, seja ela:

  • empresarial;
  • de relacionamento com o cliente;
  • de projetos;
  • de produtividade.

A otimização de tempo e de tarefas agrega valor aos diferentes setores de uma agência, podendo destacar a empresa e influenciar os rendimentos.

A tecnologia vem exercendo uma diferença significativa em comércios, agências e empresas em geral por meio de ferramentas de gestão. Ao organizar processos internos, todo o fluxo entre a equipe, os gestores e os clientes é otimizado.

Quer saber quais são as 5 ferramentas de gestão que toda agência deveria usar? Então continue acompanhando este artigo!

  • Trello

 

Uma das ferramentas de gestão de projetos mais utilizada, com uma versão paga e outra gratuita.

O Trello possui uma interface simples que pode ser utilizada em equipe ou para projetos pessoais. Como funciona?

É necessário que todos os membros da equipe tenham uma conta no Trello. Após criar um projeto, dá para convidar os colaboradores que vão participar, montar diferentes listas de tarefas — sendo possível adicionar cartões — e distribuí-las para cada um.

Dá para criar diferentes listas conforme o andamento do projeto, como:

  • lista 1: “a fazer”;
  • lista 2: “em andamento”;
  • lista 3: “pronto”.

Dá para arrastar e soltar os cartões de uma lista para outra, facilitando ainda mais. Tudo é atualizado em tempo real e todos os membros da equipe recebem as informações instantaneamente. Além disso, dá para adicionar comentários nos cartões, estipular prazos, carregar arquivos do seu computador, entre outras funcionalidades.

 

  • Slack

 

O que acha de otimizar a comunicação interna dos colaboradores da empresa? O Slack auxilia na comunicação, a tornando mais eficiente. Essa ferramenta possibilita a criação de canais para cada questão a ser discutida pela equipe.

A interface é simples, dá para enviar e receber mensagens instantâneas, fazer chamadas em vídeo, compartilhar  diversos documentos, entre outros. Ao utilizar essa ferramenta, o número de e-mails para alinhar tarefas entre equipes ou diferentes setores da empresa é reduzido significativamente.

 

  • Software de CRM

 

A sigle CRM significa, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente. E por que não utilizar também um software para esse fim? Ele também é usado para gerenciar o relacionamento com parceiros e fornecedores.

Por meio dele podemos coletar dados advindos das interações com os clientes, como:

  • quantos problemas foram resolvidos;
  • quanto tempo levou para a resolução;
  • quais produtos já foram oferecidos;
  • quais informações foram acrescentadas.

Ao conhecer melhor os clientes, é possível obter feedbacks para auxiliar o atendimento e fortalecer a relação de confiança. As informações obtidas também podem ser úteis em futuras campanhas de marketing.

 

  • Operand

 

Ao acessarmos o site da ferramenta, vemos que o Operand é intitulado como um “software de gestão para equipes criativas”.

Algumas de suas funções são:

  • organizar as atividades em projetos;
  • avaliar o andamento e os prazos das tarefas;
  • integrar a comunicação interna;
  • compartilhar documentos e imagens com a equipe;
  • apontar horas na timesheet;
  • criar propostas de serviços.

O controle da pauta de tarefas e dos trabalhos em andamento fica mais fácil. Com o Operand você consegue otimizar o seu tempo, a produtividade da equipe e os resultados.

 

  • Software de gestão empresarial

 

Já ouviu falar no sistema ERP online? Ele é definido como um Sistema de Recursos Empresariais e integra diferentes setores de uma ou mais empresas. Com ele, os dados registrados pela equipe são facilmente visualizados pelo gestor, o qual pode prever futuros problemas e antecipar as soluções.

Algumas das funcionalidades apresentadas são:

  • controle de estoque;
  • controle financeiro;
  • controle de compra e venda;
  • emissão de notas fiscais;
  • cadastro de clientes e fornecedores;
  • cadastro de produtos e serviços.

Por ser um ERP Cloud (ou seja, 100% online), o sistema fica disponível para ser acessado de qualquer lugar por meio de dispositivos móveis. Além disso, o sistema oferece segurança e backup diário.

E por que unir as ferramentas acima com técnicas de marketing digital?

Ao utilizar as ferramentas mencionadas acima, a equipe e o gestor perceberão mudanças significativas na produtividade e desempenho geral.

Ao ter todos os processos de diferentes departamentos otimizados e organizados, fica mais fácil para o empreendedor saber o que está dando certo ou errado e auxiliar a equipe em mudanças favoráveis para a empresa. A equipe, por sua vez, consegue se comunicar e trabalhar melhor, atendendo os clientes com mais qualidade.

Porém, para que a empresa consiga realmente se destacar e virar referência é necessário mais do que apenas utilizar boas ferramentas de gestão.

Reconhecer a importância do marketing e investir nisso, optar por serviços de consultoria, utilizar o Google Analytics para analisar métricas e ajudar seu site a crescer: tudo isso faz parte de uma estratégia bem-sucedida. Escolha uma empresa confiável para auxiliá-lo nessas questões, ok?

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