7 métricas de marketing digital: qual a melhor forma de mensurá-las?

Métricas de marketing digital são informações que conseguimos mensurar e acompanhar. São esses indicadores que mostram o desempenho das campanhas de marketing. 

É por meio das métricas que sabemos a eficácia de um planejamento ou ação pontual. Elas também permitem que saibamos o que deve ser otimizado e o que deve ser descartado. 

Não, as métricas de marketing digital não são apenas números. Antes disso, elas ajudam a nortear as próximas estratégias que serão adotadas. 

As 7 métricas que iremos abordar neste conteúdo são as seguintes:

  • ROI (Retorno sobre investimento);
  • CTR (Taxa de cliques);
  • CPC (Custo por clique);
  • Taxa de Conversão;
  • Visitas Únicas;
  • Visitas no Site;
  • Tempo no Site. 

Métricas no marketing digital: afinal, por que mensurar? 

Se utilizadas de forma estratégica, as métricas de marketing digital são um verdadeiro tesouro. Afinal, elas agem como guia e mostram onde você está errando, qual direção seguir e o que fazer para melhorar e recuperar oportunidades. 

Acredite: é muito mais fácil mensurar números e traçar uma análise concreta do que arriscar tiros no escuro. Seu desempenho agradece. 

Ah! E antes que você esteja se perguntando sobre o que os likes e os compartilhamentos dizem sobre o seu conteúdo, nós alertamos: cuidado! Eles são conhecidos no mundo do marketing como métricas da vaidade. 

Entenda que curtidas, seguidores, compartilhamentos e visualizações em stories e fanpages dizem pouco sobre o seu desempenho nas redes. Ainda mais agora, com a medida do Instagram de omitir as curtidas de uma postagem… 

Em quais métricas de marketing digital você deve ficar de olho? 

Você já ouviu aquele papo de que só nos preparamos para o futuro estudando o passado? Bem, é exatamente essa a lógica de análise das métricas de marketing digital. 

Mas qual delas mensurar? Nós acabamos com essa dúvida através do apanhado que fizemos abaixo. 

1 – Retorno sobre investimento (ROI)

O ROI é uma das métricas mais importantes em qualquer negócio. Por tratar diretamente do lucro de uma campanha, podemos até mesmo dizer que ela deve ser a métrica número 1 da lista. 

Apenas conhecendo o ROI de uma ação você sabe o quanto ela trouxe de retorno lucrativo para o seu negócio. E, consequentemente, saberá se vale a pena em investir em campanhas parecidas no futuro. 

Mais ainda, com o retorno sobre investimento você ainda consegue prever sua capacidade de escala. Se a empresa tiver uma capacidade de produzir mais e alcançar um ROI ainda maior, então por que não? 

Podemos obter o ROI por meio da divisão entre receita obtida e valor investido:

ROI = receita obtida / valor investido 

2 – Taxa de Cliques (Click-through-rate ou CTR)

Quer saber se um anúncio está desempenhando bem? Então mensure a taxa de cliques – ou CTR. 

Mais do que apenas audiência, é importante saber quantas pessoas efetivamente clicaram no seu anúncio e foram direcionadas à página de destino. 

É pela análise do CTR que você consegue medir os níveis de segmentação e a qualidade das palavras-chave, imagens e texto. 

Além disso, o CTR é dado em porcentagem e pode ser obtido pelo cálculo abaixo:

CTR = (número de cliques no anúncio / número de impressões) x 100

3 – Custo por clique (CPC)

Em campanhas pagas, é essencial saber o custo por clique – ou CPC. 

Isso porque é pelo CPC que você determina o quanto está sendo investido para que uma pessoa chegue até uma página do seu site.

Além disso, a métrica também é importante para avaliar quais anúncios têm a melhor performance. E. dessa forma, quais deveriam obter mais investimento. 

O custo por clique pode ser calculado dividindo o custo da campanha pelo número de anúncios obtidos, conforme a fórmula abaixo:

CPC = custo da campanha / número de cliques obtidos

4 – Taxa de conversão

Tudo o que separa o usuário do seu site de se tornar um potencial cliente é a conversão. 

Lembre-se que, por conversão, nós podemos entender a assinatura de uma newsletter, a venda de um produto ou o preenchimento de um cadastro, por exemplo. 

Em outras palavras: a taxa de conversão é versátil e pode ser usada para muitos fins. Além disso, um número baixo de conversões sinaliza problemas de navegabilidade do site e possíveis problemas no CTA. 

No caso da taxa de conversão, o cálculo vai depender o objetivo estratégico estipulado. Porém, na maioria das vezes, o resultado é obtido pela divisão entre o número de visitas e o número de visitantes que compraram, assinaram ou se cadastraram no site. 

5 – Visitas no site

Se você deseja saber qual é o alcance que o seu negócio tem na internet, então meça as visitas no site. A métrica é simples e você pode obtê-la com uma simples visita ao Google Analytics. E falando nisso, você sabe quais são as principais certificações de Google Analytics que vão facilitar o seu trabalho? 

Com ela, você tem uma ideia de quantas pessoas acessam o seu conteúdo. Agora, se você quer saber quais são as páginas mais acessadas, basta filtrar pelo número de visitas individuais. 

6 – Visitas únicas

Não, visitas únicas não são a mesma coisa que visitas no site. Aqui, você tem acesso à quantidade de visitantes que retornaram ao seu site. De maneira geral, quanto maior for o retorno, melhor. 

7 – Tempo no site

Esta métrica irá medir o tempo gasto em um conteúdo do seu site. Se o seu texto de blog leva aproximadamente 6 minutos para ler, mas as pessoas estão ficando apenas 4 minutos, algo deve estar errado. 

De forma objetiva: aqui, temos acesso ao tempo médio (em minutos) que cada usuário gasta navegando pelo seu site.

Métricas de marketing digital: um indicador para cada objetivo 

Que fique claro: existem inúmeras métricas de marketing digital. E nenhuma delas é inútil. Pelo contrário: o que vai ditar a importância de cada uma é a sua estratégia de marketing e os objetivos traçados por ela. 

Sendo assim, estude bem o seu planejamento digital e defina com cuidado quais métricas devem ser analisadas, quais são indicadores chave para você e quais podem apenas servir como suporte. 

O que você achou do nosso post sobre métricas de marketing digital? 

Conta para nós nos comentários se o post foi útil e se vai ajudar você a melhorar o desempenho da sua marca e do seu website! 


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