Se você trabalha com comunicação digital, você sabe que não pode reclamar de tédio! Afinal, esse é um mercado que muda constantemente, todos os dias. E a história das agências de comunicação vai na mesma onda.

Essa história se cria numa velocidade maior do que conseguimos contar.

Mas vamos começar pelo começo – com o perdão do pleonasmo.

Da publicidade offline às agências de comunicação digital

Não podemos esquecer como iniciou essa aventura: com as agências de publicidade offline. Dos anos 2000 até 2010, existiam, basicamente, três tipos de agências: propaganda (mídias offline), digitais e SEM (focadas em SEO).

As agências de comunicação offline fechavam os grandes negócios e utilizavam plataformas como televisão, rádio, outdoors, jornais, revistas… Pode até parecer estranho pensar nisso a essa altura do campeonato, não é?

A partir de 2010, em um mundo muito mais digital – alô Google e Facebook! – e com um consumo de mídia diferente, a compra de mídia digital entrou na vida das agências offline e digitais.

Podemos até pensar que essa tecnologia já está um pouco ultrapassada…

2010: o ano da revolução das mídias sociais

A grande novidade veio com as redes sociais, explodindo em 2010. Junto com elas também explodiu o marketing digital nas grandes empresas. Basicamente todo mundo queria entrar na competição por likes – alguma coisa mudou?

Tudo estava às mil maravilhas até que surgiu a famosa bolha: o alcance orgânico diminuiu drasticamente e ele levou consigo a visibilidade das marcas. Mas seria esse o fim das agências de comunicação de marketing digital?

Claro que não! Graças às mídias pagas e ao crescimento do Inbound Marketing, as agências de comunicação conquistavam cada vez mais destaque. E, para falar a verdade, ainda vivemos hoje esse momento.

Chocado?

Depois de uma volta pelo passado, como será o futuro?

As possibilidades são muitas, mas nós, da Big House, acreditamos num futuro em que a comunicação converse – e não imponha – cada vez mais com o consumidor.

Ao mesmo tempo não podemos excluir a responsabilidade das agências de comunicação na criação de diálogo e conteúdo para um mundo melhor. E aí? Pronto para vir com a gente?

 


A Big House é uma agência digital que transforma boas ideias em resultado. Atuando com Marketing Digital e desenvolvimento web desde 2011, somos uma equipe multidisciplinar certificada em Inbound Marketing focado nas melhores estratégias digitais. Entre com contato conosco pelas nossas redes, leia o conteúdo no Blog da Big House ou acesse nosso site para conhecer a Big.