Trabalho em Casa

Ter foco e concentração faz com que qualquer profissional consiga desempenhar suas funções de uma maneira mais assertiva. Assim, gastará menos tempo nas suas tarefas – ou procrastinando.

No ambiente profissional, muitas empresas investem pesado em uma decoração que ajude a estimular a concentração e criatividade dos profissionais. No entanto, para os adeptos de home office ou trabalho remoto, as coisas podem não ir tão bem assim…

Problemas de concentração no home office: por que eles acontecem?

No trabalho home office, encontrar a concentração para realizar as tarefas do dia pode ser complicado. Isso porque você está na sua casa, cercado de por distrações dos mais diversos tipos – e com uma janela para o mundo bem na sua frente: a internet.

Não são raros os casos em que a produtividade diminui quando colaboradores optam por trabalhar via home office. Infelizmente, isso ocorre por pura e simplesmente termos dificuldade em administrar nosso tempo e atenção.

Mas já adiantamos que, com este post, a armadilha das distrações chega ao fim. Se você quer arrasar no trabalho home office, fique atento às dicas preparamos abaixo e esteja pronto para aplicá-las no seu dia a dia.

Dicas infalíveis para aumentar sua concentração no trabalho home office

1 – Organize sua agenda e horários

Tenha em mente que para realizar um bom trabalho via home office, é necessário organizar muito bem seus horários.

O melhor é ter todas as suas atividades profissionais do dia programadas, levando em consideração quanto tempo você tem para fazê-las e o prazo de entrega.

2 – Cuide do seu ambiente de trabalho

Você é desorganizado? Bem, então já adiantamos que para você se dar bem no trabalho home office, isso deverá mudar. Afinal, um ambiente alinhado estimula muito mais a criatividade do que uma bagunça sem fim.

3 – Liste tudo o que for possível

Fazer listas ajuda você a visualizar suas tarefas e saber o que deve ser tratado como prioridade. Além disso, listar seus objetivos faz com que você não deixei nenhum para trás, mantendo o controle sobre tudo.

Ahhh! Só não esqueça de manter a suas anotações sempre no mesmo lugar, ok? Assim, não há risco de perder nenhuma informação.

4 – Trace metas pessoais  

Estipule metas pessoais. Mesmo que você tenha uma semana, por exemplo, para entregar certa tarefa, trace um prazo mais curto levando em conta a organização do seu trabalho remoto.

Assim, otimizando essas ações, você terá tempo sobrando e conseguirá melhorar sua produtividade.

5 – Planeje o seu dia

Quando falamos do seu planejamento diário, não falamos apenas das suas tarefas profissionais. Sua vida pessoal também entra aqui.

Se você tem aula, academia, consulta médica ou qualquer outro compromisso que possa atrapalhar seu desempenho, certifique-se de que ele esteja dentro do seu planejamento para que possa ser controlado.

6 – Tenha um bom sono durante a noite

Ter uma boa concentração implica em ter uma boa noite de sono. É comprovado que pessoas que dormem mal têm mau desempenho profissional e pessoal. Assegure-se de dormir, no mínimo, 7 horas por noite.

Dessa forma, você não sentirá os efeitos colaterais do cansaço no dia seguinte – e suas atividades não sofrerão com isso.

7 – Atenção redobrada com as redes sociais

As redes podem ser o grande vilão da sua concentração no ambiente de trabalho. O mais indicado é desativar todos os avisos e notificações e sair de todas as redes sociais que estiverem logadas no seu computador.

Estabeleça pausas de alguns minutos para descansar e só aí cheque suas redes.

8 – Fuja da procrastinação

Estou fazendo home office, tenho todo o tempo do mundo para realizar as tarefas do trabalho…”

Se você pensa dessa forma, lamentamos dizer, mas há grandes chances de você se complicar no trabalho remoto, perder prazos e ver sua produtividade cair por terra.

Evite procrastinar. Ela é a principal vilã que poderá seu trabalho home office em risco. Para isso, siga os cronogramas e listas feitos para ajudar na rotina do seu dia.

9 – Dê prioridade para a qualidade das suas tarefas

Quando o tempo é curto para execução da tarefa, priorize o que for mais importante e faça com qualidade.

Se precisar de prazo a mais para isso, converse com o seu coordenador e explique a situação. Jamais troque quantidade por qualidade.

E aí? O que você achou das nossas dicas para manter a concentração no home office?

Toda equipe da Big House curte muito o conceito de home office e trabalho remoto. Nosso pessoal está espalhado pelo mundo: temos equipe atuando em Florianópolis – representada por parte do pessoal de Conteúdo e Desenvolvimento – e Lisboa, de forma permanente.

Nossa sede é em Porto Alegre, mas, de vez em quando, o pessoal daqui trabalha de outros lugares. Como a nossa designer russa, que, apesar de morar na capital do Rio Grande do Sul, já trabalhou da sua terra natal.  

Nossa ideia sempre foi a de que pudéssemos trabalhar de várias partes do mundo. É um dos objetivos que estamos atingindo, aos poucos.

E você, adota o trabalho remoto? Fique ligado no nosso blog porque todos mês nós falamos sobre esse assunto por aqui.

Conta para nós nos comentários se o post foi útil e vai ajudar você a melhorar o seu desempenho profissional!  


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