Aplicativos com inteligência artificial para incorporar no seu marketing digital hoje

Aplicativos de inteligência artificial são a grande pedida para otimizar o marketing digital. 

Se você está atento às tendências tecnológicas do mundo, então sabe como o funcionamento da IA está impactando as mais diversas áreas do conhecimento. 

Dessa forma, não deve ser uma surpresa para ninguém o uso de aplicativos no marketing digital. Acredite: não jogar suas fichas nessa aposta já deixa você atrás da concorrência… 

Essa afirmativa parece um pouco radical para você? Pois saiba que a Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento imparcial em tecnologia, afirma que quase todos os programas utilizarão inteligência artificial. 

Segundo dados da empresa, os fornecedores de software estão introduzindo traços da IA em todos os seus produtos. Assim, é possível que até 2020 a indústria de tecnologia seja dominada totalmente pela IA.

Em outras palavras: 2020 é o ano decisivo para que você se adapte à tendência. Afinal, todos os seus concorrentes também irão. 

Quer descobrir algumas plataformas que já utilizam a IA e que estão prontas para serem adaptadas à rotina do seu marketing digital? Então confira a lista que preparamos para você!

Aplicativos de inteligência artificial: prontos para serem incluídos no seu marketing

1 – Auto Draw

Imagem: Dunya News 

O Auto Draw funciona por meio de machine learning. Desse modo, o app do Google permite que os usuários criem desenhos profissionais mesmo que eles não tenho qualquer habilidade na área. 

Usando o aprendizado de máquina, o aplicativo decifra o que o usuário está reproduzindo e sugere algumas opções de melhora. 

Mas como esse app pode ser utilizado no marketing digital? Bem, ele é uma ótima alternativa para construir ou esboçar logotipos para a sua marca. 

2 – Giorgio Cam

Imagem: Experiments with Google

A funcionalidade do Giorgio Cam é bastante criativa: ele monta composições musicais feitas por meio de IA a partir de fotografias tiradas por você. Mas como? 

O app consegue reconhecer imagens dos objetos colocados na câmera e compõe as melodias descrevendo e fazendo relações com o que foi mostrado. Tudo isso é possível por conta de uma API de reconhecimento de imagem via inteligência artificial.

Sendo assim, o app é uma excelente forma de pensar em jingles para produtos e melodias comerciais. Também é uma ótima forma de despertar o interesse e a atenção do público e construir conteúdos do potencial viral. 

3 – Thing Translator

O Thing Translator funciona como uma ferramenta de tradução bastante interessante e certeira. 

Nele, a inteligência artificial é capaz de reconhecer objetos com precisão, revelando, inclusive, os nomes das imagens mostradas pela câmera do smartphone ou computador em diferentes idiomas.

Uma ótima dica para fazer curadoria de textos online em outro idioma, caprichando no seu planejamento de conteúdo e enriquecendo o seu blog de marketing. 

Dúvidas sobre o lucro que o investimento em IA pode trazer? 

A dúvida é válida. Afinal, você é um empresário e o lucro da empresa pesa bastante. Porém, os números da IA são altos. Segundo um relatório de consultoria liberado pela Accenture e Frontier Economics, a inteligência artificial tem potencial para gerar mais de 38% de lucro nos negócios até 2035. 

Ainda segundo a consultoria, a IA, sozinha, deve elevar o crescimento de todas as indústrias. Nesse cenário, as três áreas de maior crescimento em inteligência artificial serão:

  • Comunicação (crescimento de 4,8% ao ano);
  • Manufaturas (4,4% ao ano);
  • Serviços financeiros (4,3% ao ano). 

Inteligência artificial e a guerra entre homens e máquinas: dica cinematográfica

Matrix (1999, Lilly e Lana Wachowski) é uma das obras cinematográficas mais icônicas de todos os tempos. Isso tudo porque o filme combina roteiro incrível com artes marciais, religião, filosofia e estética cyberpunk de maneira genial. 

A história acompanha o hacker Neo (Keanu Reeves) em sua descoberta de que o mundo em que vivemos não passa de uma simulação de computador. Num cenário em que a humanidade está inconsciente e escravizada, os grandes vilões são as máquinas – dotadas de vontade própria pela evolução da inteligência artificial. 

O filme teve duas continuações e rumores indicavam que uma quarta obra estava a caminho. Bem, os rumores foram confirmados e, apesar das filmagens não terem data de conclusão, alguns astros já foram confirmados, como a volta de Keanu Reeves como Neo, Carrie-Anne Moss e Neil Patrick Harris. 

O que você pensa sobre o uso da IA no marketing digital? 

Você acha que aplicativos dotados de inteligência artificial podem realmente otimizar a rotina do marketing digital da empresa? Qual é o limite ético no investimento em inteligência artificial?