conteúdos de blog

Pense no seguinte cenário: você, navegando pelo seu blog – ou pelo blog da sua empresa – e se deparando com inúmeros conteúdos antigos que, de acordo com a sua lembrança, fizeram sucesso. Por outro lado, hoje eles já não parecem tão relevantes…

Bem, eles podem se tornar relevantes novamente se forem atualizados e adaptados para o novo mundo em que estão inseridos. Dizemos novo mundo porque as coisas mudam muito rápido e o cenário não era o mesmo há anos atrás.

Nessa situação, o que fazer?

Por que você deve dar atenção especial aos seus conteúdos antigos?

Se você está se perguntando como destacar os seus conteúdos antigos, já adiantamos: não é produzindo mais conteúdo e aumentando o número de páginas indexadas.

Por quê? Ora, o Google e toda a internet já têm informações suficientes. Produzir mais um conteúdo para valorizar um outro, mais antigo, não serviria para o propósito de destaque.

Aqui, você tem duas opções:

  • Criar um conteúdo completamente novo sobre o assunto, com dados mais atuais,nova abordagem, etc. Ou seja: escrever um post do zero e recomeçar o conteúdo;
  • Utilizar o conteúdo antigo como base e fazer mudanças pontuais, acrescentando informações, atualizando informações antigas, inserindo novos links internos e dando uma nova otimização focada na busca orgânica. Em outras palavras, você atualizaria o post antigo, eliminando tudo o que está defasado.

Não precisamos dizer que a segunda opção é a mais adequada e, de quebra, ainda economiza o seu tempo – já que você não precisará escrever um post do nada -, não é?

O que analisar na hora de atualizar conteúdos antigos?

Apesar da dica que demos logo acima, não significa que você precisa sair atualizando posts a torto e a direito. É preciso selecionar os conteúdos que valem a pena ser atualizados de maneira estratégica.

  • Primeiro, analise se vale a pena atualizar o conteúdo em questão

Não, atualizar um conteúdo vai além de apenas mudar a data. Para garantir que seus esforços terão o resultado que você espera, selecione os textos que melhor desempenharam no passado. Se o texto for algo com um gancho temporal muito forte, não vale a pena atualizá-lo.

  • Atente-se à época do ano

Datas comemorativas, início de ano, black friday e volta às aulas são bons tempos para você atualizar seu conteúdo e promovê-lo. Ao invés de criar um novo conteúdo, que tal aproveitar um já existente?

O que a atualização de conteúdos antigos pode trazer para a sua estratégia digital?

  • Fortalecer a autoridade da marca: fazer com que os seus leitores estejam sempre atualizados sobre os assuntos do seu mercado de atuação só fortalece sua imagem de autoridade no assunto;
  • Otimizar suas conversões: trabalhar em posts que não estão tendo boas conversões, inserindo novos links, CTA’s e banners, por exemplo, podem fazer com que as conversões aumentem – e muito;
  • Aumentar o tráfego orgânico: um post com maior qualidade tem tudo para desempenhar melhor na busca orgânica e nos mecanismos de busca;

E aí? O que você achou das nossas dicas para atualizar conteúdos antigos no seu blog?  

Conta para nós nos comentários se o post foi útil e vai ajudar você a melhorar o seu marketing digital!  

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