automação de marketing digital

Com a alta concorrência do mercado, cada vez mais, seus clientes querem um tratamento exclusivo e personalizado. A automação de Marketing digital auxilia a individualizar o conteúdo a ser enviado, de acordo com o perfil de cada usuário.

Este sistema demonstra que você não está apenas disparando e-mails iguais aleatoriamente para seus clientes, mas que você conhece o que ele precisa e se preocupa em oferecer um serviço relevante para ele.

É fato que criar um e-mail específico para cada contato de sua base de clientes ficaria inviável. Além disso, seria um enorme desperdício de tempo e trabalho. Por essa razão, existem ferramentas que aceleram esse processo.

Vamos conhecer mais sobre a automação de Marketing digital?

 

O que é automação de Marketing digital?

A automação de marketing digital funciona quando a empresa faz uso de softwares específicos com o intuito de automatizar e otimizar procedimentos específicos, sem prejudicar sua equipe e produção de conteúdo.

Por exemplo, algumas ferramentas digitais servem para disparar materiais online, além de analisar se os resultados daquilo que foi enviado surtiram o efeito desejado. Ajudando a gerenciar a relação com o cliente.


Você também pode se interessar por estes posts:

A importância do E-mail Marketing para as empresas

Investimentos em marketing digital: dicas para estabelecer a melhor estratégia

Marketing Digital: 4 sinais de que você precisa dele para superar a crise


Como utilizar uma automação de Marketing?

A automação de Marketing serve como um grande facilitador, pois é uma maneira de entender o seu cliente na jornada de compra:

Uma oportunidade de interagir com ele de forma personalizada, fazendo chegar até ele as informações mais atrativas do produto ou serviço que ele está procurando.

Em resumo, a automação de Marketing torna alguns processos mais ágeis, facilita a vida dos profissionais da área e aumenta a efetividade e o aprimoramento das conversões.

Use melhor o seu tempo!

É importante que fique claro que a automação não se trata apenas de vender e sim de sustentar e nutrir os relacionamentos com os leads.

Ela é responsável por levar ao seu cliente aquele conteúdo que ele precisa ou procura, ou ainda que ele não sabe que precisa.

Esse contato se dá através da automação, de uma análise da jornada de compra, de posts planejados e programados para os horários com maior pico de visualizações, e-mails Marketing filtrados para o assunto que o cliente busca, entre outras ferramentas utilizadas na automação de Marketing digital.

Com esse processo você gera uma visibilidade melhor para a empresa e organiza o que e quando publicar, economizando tempo e tornando mais fácil criar outros planejamentos específicos.

Por exemplo:

Campanhas de Natal e Dia das Mães precisam ser pensadas com certa antecedência, a automatização de processos faz com que sua equipe de Marketing consiga priorizá-las e deixar os outros procedimentos por conta da automação.

Concluindo

A automação de Marketing digital apenas auxilia e otimiza o trabalho.

Por essa razão, é importante salientar que aderir a automação jamais substituirá bons profissionais de Marketing.

Outro detalhe importante a ser observado é mesmo que sua empresa tenha automatizado uma parte específica de Marketing, ela não pode sair enviando mensagens genéricas de maneira aleatória.

Isso pode fazer com que ele pense que é apenas mais um no meio de seus clientes e faça pouco caso de sua empresa.

É visível que os processos ficam muito mais fáceis com a automação, mas não envie um conteúdo que é irrelevante para seu lead, ou que não esteja de acordo com uma estratégia de Marketing.

Lembre-se sempre que não importa o quão automatizado seja um processo, sempre pode-se personalizá-lo para encantar seu cliente.