
Marketing digital é uma área que pressupõe tecnologias avançadas, com todo o glamour da web e rapidez da internet. No entanto, você já pensou que um dos melhores jeitos de aprender sobre o assunto seja por meio dos analógicos livros?
Por outro lado, você pode pensar que, justamente pelo marketing digital mudar de um dia para o outro, um sistema de aprendizado estático como o livro possa não ser a melhor escolha…
Bem, é aí que você se engana. Por mais que o conhecimento técnico mude, o que está agrupado nos livros sobre marketing digital é o pensamento estratégico por trás do operacional. E esse, meus amigos, não vai mudar tão facilmente.
Por que precisamos produzir e ler livros sobre marketing digital?
O marketing digital está começando a se tornar uma ciência dentro dos conhecimentos da Administração e da Comunicação. Por ser uma área relativamente nova, ainda não existem autores tão consagrados como Hannah Arendt, na Filosofia, ou Max Weber, na Sociologia.
Por isso, é tão importante incentivar a produção científica e pesquisa na área de marketing digital – produção que, provavelmente, irá resultar num livro. Afinal, quanto mais sabemos sobre um assunto, melhor o dominamos.
Para ajudar você a desvendar esse mundo, separamos alguns dos principais livros sobre marketing digital para você atualizar seu conhecimento e começar com tudo no Maravilhoso Mundo dos Livros!
6 livros essenciais para entender mais sobre marketing digital
1 – Marketing 4.0: Do Tradicional Ao Digital (Philip Kloter, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan)
No livro, os autores explicam as transições antecedentes, passando pelo marketing orientado ao produto (Marketing 1.0), focado no consumidor (2.0) e centrado no ser humano (3.0). Tudo isso, para introduzir o chamado marketing 4.0, representado pela evolução digital.
Além disso, os autores falam sobre como a internet mudou a forma como vivemos e nos relacionamos. Kloter, Kartajaya e Setiawan ainda dão dicas sobre como podemos entender melhor o consumidor na Era Digital, abrangendo métricas e boas práticas de marketing.

2 – Marketing de Conteúdo: A moeda do século XXI (Rafael Rez)
Com o desenvolvimento do marketing digital, é normal que vertentes de conhecimento também sejam desenvolvidas. O marketing de conteúdo é uma delas – e para o autor Rafael Rez, ele é a moeda que compra o tempo e a atenção dos usuários.
Se você ainda não consegue entender completamente o marketing de conteúdo, ou se ainda duvida do potencial da vertente, esse livro irá servir de guia para o início da sua jornada pelo conhecimento.
3 – Hacking Growth: A estratégia de marketing inovadora das empresas de crescimento mais rápido (Sean Ellis)
Curioso para saber como startups como Uber e Airbnb cresceram tão rápido? Bem, podemos dizer que elas são praticamente o estudo de caso deste livro.
Além disso, Ellis vai além e mostra como podemos aplicar os princípios e conhecimentos do growth hacking nos negócios e crescer com a mesma taxa de proporcionalidade.
4 – Não me faça pensar: Atualizado (Steve Krug)
Um livro que toca nas questões de UX Design, falando sobre a usabilidade da web. Mas não se desespere: o livro não usa uma linguagem extremamente técnica. Ele é indicado para profissionais veteranos, mas também pode ser lido tranquilamente por iniciantes.
A versão atualizada do livro original (lançado em 2002) também aborda a usabilidade em dispositivos móveis – afinal, os smartphones e tablets não poderiam ser deixados de lado, não é?
5 – Marketing e Comunicação na Era Pós-Digital: As regras mudaram (Walter Longo)
Não é segredo para ninguém que, com o advento e evolução da internet, estamos mergulhando em uma nova era de consumo, certo? Para Walter Longo, essa era é caracterizada pelo conceito de pós-digital, que ele abre em no livro.
Se você é um profissional que precisa entender melhor as mudanças pelas quais estamos passando – e como elas afetam a sociedade e sua forma de consumir – essa obra é para você.
6 – Vai Fundo! (Gary Vaynerchuk)
Gary Vaynerchuk mostra como usar os recursos da internet para transformar seus interesses (ou hobbies) em negócios reais. Tudo isso, utilizando o poder da mídia e do marketing digital ao seu favor.
É um livro um pouco mais voltado para leigos, mas que concentra muitas ideias e aprendizados sobre o poder da comunicação digital e das empresas que estão nesse mundo.
E aí? O que você achou das nossas dicas de livros sobre marketing digital?
Conta para nós nos comentários se o post foi útil e vai ajudar você a melhorar o seu desempenho profissional.
A Big House é uma agência digital que transforma boas ideias em resultado. Atuando com Marketing Digital e desenvolvimento web desde 2011, somos uma equipe multidisciplinar certificada em Inbound Marketing focado nas melhores estratégias digitais. Entre com contato conosco pelas nossas redes, leia o conteúdo no Blog da Big House ou acesse nosso site para conhecer a Big.