como engajar o público

Uma das maiores preocupações para quem investe e para quem faz marketing – seja ele de conteúdo ou não – é como engajar o público. Técnicas de SEO, investimento em mídias pagas e em monitoramento de performance atreladas a uma rotina exaustiva de análise de métricas são algumas das principais alternativas para conseguir, finalmente, entender como engajar o público.

Mas ser notado nas redes sociais e ter bom desempenho no ranking dos principais buscadores é suficiente para ser lembrado, tornar-se referência e, finalmente, saber todas as respostas sobre como engajar o público? Há um case, o Buzzfeed, que afirma que não.

Como o Buzzfeed se tornou referência em técnicas de como engajar o público?

Entre outras coisas, o Buzzfeed é uma fábrica de conteúdo exclusivo. Mas a produção aleatória de conteúdo, simplesmente para preencher uma cota de publicação, não é a resposta para o sucesso do site. O canal também se preocupa ao máximo em deixar o seu conteúdo o mais confortável possível para atingir, especificamente, o seu público-alvo, ou target.

Para isso, além de uma análise extremamente cuidadosa das métricas de todas as redes em que o Buzzfeed se encontra (Facebook, Twitter, Instagram e buscas orgânicas, principalmente), também é necessário uma grande dedicação às técnicas de SEO.

Isso é que é conhecer o seu público-alvo, não é?

Pessoal de Inbound Marketing aplaudindo de pé!

Storytelling é a melhor ferramenta para engajar o público

Uma outra estratégia traçada pelo Buzzfeed e, para muitos profissionais do marketing digital, sua principal arma para gerar engajamento e viralizar conteúdo é sua forma de contar histórias. Dessa forma, contar uma boa história – e contá-la bem – garante que o público se envolva emocionalmente com a postagem gerada, produzindo uma interação muito maior, tanto no próprio site como nas redes sociais.

Ao apelar para conteúdos com ganchos emocionais, o Buzzfeed, além de traçar uma nova forma de como engajar o público, também eleva os elementos essenciais de SEO – como a quebra dinâmica de textos longos e um bom uso de imagens e gatilhos visuais – a outro nível: o Buzzfeed transforma esses itens em algo de relevância emocional e, portanto, com grandes chances de viralizar.

E você já sabe: quanto mais viral um assunto se tornar, mais tráfego ele vai gerar para o site.

Sinal de vitória!

Conteúdo emocional, útil e original

Já falamos do primeiro, mas envolver emocionalmente o seu target é apenas, digamos, 70% do caminho para desenvolver uma estratégia de como engajar o público. Para ter sucesso e seguir os passos do Buzzfeed, seu conteúdo deve ser, ao mesmo tempo, tocante, útil e original.

Utilizar gifs, por exemplo, é um excelente gatilho visual, mas combiná-los com informações, conselhos e até trocadilhos faz com que esse tipo de imagem tenha um lugar no seu conteúdo e não seja apenas algo para parecer descolado ou fluente em internetês.

O mesmo acontece com a originalidade. Faça-se essa pergunta: o seu conteúdo é o mais relevante que seus leitores vão encontrar na web sobre o assunto? O que ele oferece de diferente?

“Tá aí uma boa pergunta!”

Lembre-se: você está lidando com pessoas

Pessoas são subjetivas e, para entender como engajar o público de uma vez por todas, você deve entendê-las. Foi isso o que o Buzzfeed fez tão bem. Em entrevista recente, o editor geral do site, Scott Lamb, a plataforma conseguiu compreender qual tipo de conteúdo as pessoas gostavam de passar adiante, como teste, listas e matérias jornalísticas.

Para ele, o segredo principal da empresa é estar focado nas pessoas e no envolvimento final do usuário com o conteúdo. Então, bora investir em conteúdo de qualidade e bombar o seu índice de engajamento!

Ahaza, amiga!


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