como evitar as fake news

Uma das maiores preocupações no mundo virtual é como evitar as fake news – também chamadas de notícias falsas. Na “era da pós-verdade”, onde a fake news se propaga cada vez mais rápido em forma de textos, áudios e até imagens, é extremamente importante saber como evitar esse tipo de cilada.

Você sabe que essa é uma preocupação constante para nós, já que não é novo por aqui. Também, com o poder da internet e o potencial de viralizar das fake news, avisar nunca é demais…

(Essa é a maior cilada de todas!)

Para não ser esse Bino e não cair nessa, separamos algumas dicas para você aprender como evitar as fake news nas redes sociais:

1º e mais importante: não compartilhe uma notícia ou post se você não leu

Um dos maiores problemas da disseminação de notícias nas redes sociais é as pessoas se informarem por manchetes, sem ao menos ler toda a notícia. Como diz este artigo da Forbes, algo em torno dos 59% dos links compartilhados nas redes não são lidos na íntegra.

2º: cheque a fonte

Muitos sites de notícias re-publicam matérias que saíram em outros sites – é a caça ao furo, que acontece muito no jornalismo e acaba contribuindo para a disseminação das fake news sem ao menos apurar as informações. Existem também sites especializados em notícias falsas e que só estão atrás do seu clique.

Em terra de fake news, quem publica informação de verdade é rei. Por isso, evite sites que sejam conhecidos por apelar ao sensacionalismo. Muitos nem se importam se a informação a qual estão compartilhando é verídica ou não, desde que consigam cliques suficientes para atrair publicidade.

Mais dicas de como evitar as fake news?

Prestando atenção na URL e pesquisando a notícia em questão no Google. Parecem dicas simples, mas podem ser bastante úteis. A URL pode ser a primeira pista para saber se um site é confiável ou não.

Geralmente portais falsos buscam usar nomes semelhantes a portais jornalísticos mais conhecidos, então é preciso ter bastante atenção. Depois, pesquisando a notícia no Google News você consegue rapidamente descobrir se a notícia foi publicada por portais de renome ou não.

Mais ainda, outra forma de como evitar as fake news é conferindo a data de publicação dos posts. Muita gente se deixa enganar por notícias antigas, que apesar de verdadeiras, já não fazem mais sentido – e assim configuram fake news.

Não caia nessa cilada e nem ajude a propagá-las. Sempre tem um Bino desavisado por aí.

(Ok?)