Como gerar tráfego: 12 dicas para bombar o seu blog

Blogs são ferramentas poderosas para o Inbound Marketing. Mas como gerar tráfego efetivo para o blog?

Afinal, é por meio da visita e retenção de usuários que essa página vai mostrar seu real valor para a estratégia de comunicação. 

Se você tem essa dúvida, fique tranquilo. É uma dúvida bastante comum no mundo do marketing digital. Você quer resolvê-la de uma vez por todas? Então fique atento neste post sobre como gerar tráfego para o seu blog! 

Abaixo, você confere as 12 dicas para bombar seu blog: 

Como gerar tráfego para blog: 12 dicas incríveis 

1 – Ofereça conteúdo de qualidade (não há como fugir)

Esta primeira dica pode parecer um grande clichê, mas é verdade. Não há como fugir. Para bons resultados no blog, você precisa oferecer conteúdos de qualidade. 

Bem, mas o que é qualidade? Uma pergunta dessas é bastante subjetiva… 

No entanto, podemos resumir no seguinte: invista em textos bem escritos, que tenham coesão e coerência, sejam dinâmicos e dê preferência para frases curtas e diretas. Ah, claro! Também não podemos nos esquecer de uma boa gramática. 

Agora, quando nos referimos à temática, a qualidade vai depender do interesse do seu público-alvo. Quais temas são relevantes para as suas personas? Responder essa pergunta de forma segura e eficiente é a chave para o bom desempenho do blog. 

2 – Invista em parcerias para aumentar o seu alcance

Quer aprender a como gerar tráfego para o seu blog? Então invista em guest posts. Com ele, você aumenta a audiência do seu conteúdo e alcança pessoas que podem compor o seu público-alvo. 

Nessa estratégia, você é convidado para escrever sobre um determinado assunto em outro blog (dê preferência para blogs que tenham um público-alvo parecido com o seu). 

Dessa forma, você atinge outros leitores que podem se interessar pelo seu produto, aprofundando-se no seu site e se movendo pela jornada de compras. 

3 – Não subestime o poder de títulos impactantes 

Sabe aquela história sobre não julgar um livro pela capa? Ela é verdadeira. Mas na internet a capa chama atenção e é a responsável por entregar um alto número de cliques. Por capa, leia-se título do artigo de blog. 

Não, nós não estamos dizendo que você tem que embarcar no sensacionalismo. Mas permita-se brincar um pouco. Para criar um bom título, o ideal é fazer um mix desses três elementos:

  • Boas palavras-chave;
  • Criatividade e bom-humor;
  • Concisão textual. 

Porém, que fique claro: enquanto um título impactante vai gerar vários cliques, apenas um conteúdo relevante e de qualidade vai reter esses cliques no seu artigo, ok? O post sempre deve ser compatível com o que foi prometido no título. 

4 – Leve em conta o fator da escaneabilidade 

Você escreveu um conteúdo coeso, baseado em pesquisa e bastante útil às suas personas. No entanto, o texto está gigantesco. Será que os resultados serão bons? 

Tudo vai depender da escaneabilidade. Ou seja: da facilidade que usuário vai ter em ler o seu conteúdo. E a dica é quanto mais fácil, melhor. 

Quando os posts são longos e possuem mais do que 1000 caracteres, as estratégias de escaneabilidade devem ser ainda mais potentes. Afinal, quanto mais longo for o post, mais fácil do usuário se dispersar. 

Criar listas, inserir negritos, subtítulos e elementos visuais que ajudem a tornar o texto mais dinâmico são muito bem vindos aqui. 

5 – Crie conteúdos sem data de validade

Quer entender definitivamente como gerar tráfego no blog? Então invista em conteúdos evergreen. 

Eles são basicamente conteúdos que não envelhecem: depois de muitos anos de publicação, eles ainda continuam gerando um tráfego considerável. Para tanto, o ideal é produzir conteúdos que não tenham uma marca temporal muito forte. 

Escolher assuntos perenes e fáceis de atualizar (se necessário) são as principais dicas para investir em conteúdos evergreen. Além disso, falar sobre temas que poucas pessoas abordam também é uma estratégia válida para valorizar o seu conteúdo e torná-lo relevante por mais tempo. 

6 – Não se esqueça de trabalhar os links internos

Inserir links internos no seu conteúdo é uma boa maneira de dar continuidade ao tráfego do seu blog. Pense conosco: ao inserir links para outros posts da sua página, você dá a oportunidade ao visitante de navegar pelos seus artigos de uma forma muito mais simples e fácil. 

E, na internet, tudo o que facilita e melhora a experiência do usuário é bem visto pelo Google. 

Trabalhar uma estratégia de links internos (a chamada link building) é uma forma de bombar o seu conteúdo e manter o tráfego do blog de maneira orgânica. Se você ainda não se beneficia dessa alternativa, está na hora de começar já! 

7 – Dê valor aos visitantes recorrentes 

É mais fácil fidelizar um cliente do que correr atrás de nova clientela. Essa máxima do marketing também se aplica às estratégias de blog.

Afinal, é muito mais simples buscar fidelizar um leitor que já visitou o seu blog do que perseguir novos leitores o tempo todo. Sendo assim, o melhor é que você pense em formas de facilitar o retorno ao blog. 

Aqui, invista em formulários de inscrição na lista de e-mails – que devem estar bem posicionados ao longo da página e não somente no final. Tente deixar esses formulários o mais claro e simples possível. 

8 – Como gerar tráfego para o blog? A mídia paga pode ajudar!

Você já está com o seu texto de blog pronto. Os requisitos de gramática, coesão e título impactante estão preenchidos. Além disso, você fez uma link building de dar inveja… 

Mas como gerar ainda mais tráfego para o blog? Use a mídia paga ao seu favor! 

Faça anúncios em mídias sociais, apareça na pesquisa paga do Google e não subestime o valor do Google Display. 

Não esqueça ainda de ajustar as estratégias de mídia paga para combinar com os seus objetivos. Você quer apenas aumentar o tráfego de blog? Quem sabe também vale a pena focar no aumento de conversões? 

Leve em conta os prós e contras de cada mídia paga e veja o que mais vale a pena para o seu negócio. 

9 – Você já faz e-mail marketing? Se não, comece agora

Enviar newsletters e as maiores novidades do blog pode contribuir para a geração de tráfego. De quebra, você ainda investe em um ótimo método para manter contato com os seus clientes e ser visto. 

Não esqueça de inserir links relevantes e formas que facilitem o acesso do leitor aos demais conteúdos do site. 

Na hora de traçar sua estratégia de e-mail marketing, use um tempo para pensar em assuntos que chamem a atenção. Também recomendamos que você fixe uma periodicidade saudável – nem pense em encher o seu cliente de e-mails, ok? 

10 – O seu site é responsivo? 

Lembre-se: mais brasileiros acessam a internet pelo celular do que pelo desktop. Dessa forma, não podemos rejeitar a importância de um site responsivo, certo? 

Em outras palavras, você precisa garantir que os usuários tenham um excelente acesso ao site mesmo que estejam usando dispositivos móveis (smartphones e tablets). 

Sites e blogs lentos e que não sejam mobile friendly contêm, provavelmente, altos índices de taxa de rejeição. 

11 – Converta visitantes em leads com landing pages eficazes 

Criar landing pages atrativas para o seu público-alvo também ajuda a manter um tráfego relevante. 

Claro que não há uma receita exata de como fazer landing pages de sucesso. Porém, seguir algumas ideias que já comprovaram o seu desempenho é sempre uma boa maneira de ir atrás dos resultados. 

Por isso, foque em conteúdos gratuitos e ofereça códigos de desconto, guias, webinars e avaliações. Lembre-se de considerar o funil de vendas para decidir qual formato de conteúdo faz mais sentido para o seu target.

Assim, você garante que as landing pages tenham o gatilho necessário para transformar simples usuários em leads qualificados. 

12 – Ouça o que o Analytics tem a dizer 

Você sabe quais são as principais métricas de blog? Uma vez com os indicadores estabelecidos, você deve realizar o acompanhamento periódico dessas métricas. 

O Google Analytics é um dos principais meios de fazer esse acompanhamento e analisar os resultados de blog. 

Dessa forma, você consegue ver que tipo de conteúdo desempenha melhor, quais precisam de melhoria e com quais não vale a pena perder tempo. 

O que você achou do nosso post sobre como gerar tráfego para blog? 

Conta para nós nos comentários se o post foi útil e se vai ajudar você a melhorar o desempenho da sua marca e do seu website! 


A Big House é uma agência digital que transforma boas ideias em resultado. Atuando com Marketing Digital e desenvolvimento web desde 2011, somos uma equipe multidisciplinar certificada em Inbound Marketing focado nas melhores estratégias digitais. Entre com contato conosco pelas nossas redes, leia o conteúdo no Blog da Big House ou acesse nosso site para conhecer a Big.