Como trabalhar com marketing digital? Essa é uma dúvida frequente, já que a área é uma das que mais cresce no Brasil. Ao escolhermos uma profissão, é normal fazermos esse estudo cuidadoso, cheio de pesquisa e prospecções.

Mas e se dissermos que a maioria do pessoal que trabalha aqui na Big House – uma agência de marketing digital, afinal de contas – nunca pensou na área como uma possibilidade de carreira? Sim, é sério.

Entre jornalistas, publicitários, designers, relações públicas e administradores, quase nenhum sequer cogitou o marketing digital como área de atuação profissional.  Os motivos? Falta de conhecimento, preconceito, falta de referências e por aí vai…

Como viemos parar aqui? A vida. Sempre ela

Cada um tem a sua história, mas o certo é que ninguém nunca se pegou pensando aos 18 anos: “Ai ai, como eu gostaria de trabalhar em uma agência de marketing digital…”

Ele apenas apareceu na nossa frente e nós o abraçamos. É aquela história: se a vida te der um limão, faça uma caipirinha (sem essa de limonada rs).

Do que você precisa para começar?

Nossa base foi construída colocando a mão na massa. Observando o dia a dia das empresas nas quais trabalhamos e aprendendo tudo na hora.

Muita gente boa cruzou nosso caminho e temos sorte por isso, mas não seria nada mal termos cruzado com um post desses há alguns aninhos atrás…

Sendo assim, aqui vai um apanhado de conhecimento de toda a equipe. Desde quais características são essenciais nesse nicho até os cursos que mais nos ajudaram!

Como trabalhar com marketing digital para iniciantes: habilidades que desenvolvemos e achamos MUITO importante

1 – Conhecer bem o mundo digital

O marketing digital vai muito além de compreender algumas estratégias e táticas voltadas para a internet.

Para que haja resultado, precisamos que as campanhas levem em conta detalhes desse ambiente tão mutável que é a internet e que abrange o comportamento dos usuários, com o que e como eles engajam.

Isso inclui conhecer assuntos que, à princípio, não dizem respeito ao seu trabalho. Conhecer os principais memes e virais, ser fluente em internetês e catar GIFs web afora são apenas algumas dessas atividades…

É basicamente assistir Keeping Up With the Kardashians incansavelmente

Adaptabilidade, nosso nome do meio

2 – Capacidade de se adaptar rapidamente

A internet não seria a internet se as coisas não mudassem tão rápido quanto realmente mudam. Isso é ótimo, mas exige que estejamos sempre de olho nas novidades e sempre prontos a nos (re)adaptarmos.  

3 – É pensamento analítico que você quer, @?

Não, a criatividade não é a arma principal para quem quer aprender a como trabalhar com marketing digital. Apesar de extremamente importante, ela fica em segundo lugar, atrás apenas do pensamento analítico.

Sem um pensamento analítico focado para analisar métricas e extrair insights é impossível se dar bem na profissão. Você pode já ter essa qualidade, mas também pode adquiri-la e treiná-la conforme o contato com a área.

Como trabalhar com marketing digital: pensamento analítico para planejar e criatividade para executar

4 – A tão cobiçada criatividade…

Nem só de números vive um profissional de marketing digital. Apesar de mostrar o que dá certo ou não, os números não tem potencial para gerar um post e vídeo virais. Mas a criatividade sim!

6 – A equipe em primeiro lugar

Não adianta você ter o pensamento mais analítico mais afiado do mundo ou a criatividade mais frutífera de todas. Nada disso vai ser efetivo se você não souber como trabalhar em equipe.

Para entender como trabalhar com marketing digital, é fundamental que você tenha espírito de equipe, saiba compartilhar informações, aceitar sugestões  –  e críticas  – e não querer controlar tudo.

“Só pessoas agressivas conquistam o mundo!” Sabemos que não é bem assim que funciona…

Mas e os termos da área? Não é preciso conhecer nenhum deles?

Claro que é precisa! Mas não acreditamos que não saber termos específicos vá impedir que alguém construa um caminho no marketing digital. Por quê? Porque esse é justamente o tipo de conhecimento que pegamos quando colocamos a mão na massa.

Ferramentas que nos ajudaram e que também vão te ajudar a chegar lá

Cursos específicos


A Big House é uma agência digital que transforma boas ideias em resultado. Atuando com Marketing Digital e desenvolvimento web desde 2011, somos uma equipe multidisciplinar certificada em Inbound Marketing focado nas melhores estratégias digitais. Entre com contato conosco pelas nossas redes, leia o conteúdo no Blog da Big House ou acesse nosso site para conhecer a Big.