Como trabalhar em casa: um depoimento real da nossa Head de Conteúdo

Como trabalhar em casa? Bem, fazer home office pode parecer o paraíso – e muitas vezes pode ser! No entanto, nada melhor do que ouvir (neste caso, ler) de pertinho os relatos de uma pessoa que adotou o trabalho remoto como modelo full-time. 

Apresentamos a nossa Head de Conteúdo, Patricia Bitencourt. Quando a Pati entrou na Big House, ela trabalhava no formato tradicional, vindo na agência presencialmente. Porém, com a mudança para Florianópolis, a Pati precisou adotar o home office como formato oficial. 

Vamos ver o que ela tem a dizer?

¹ A Big House possui sede em Porto Alegre e Florianópolis, além de ter colaboradores trabalhando à distância em Lisboa.

Como trabalhar em casa: a verdade sobre esse modelo de trabalho que vem ganhando adeptos ao redor do mundo

“Comecei a trabalhar home office em função de uma demanda muito alta de criação de texto. Eu pedi para a coordenação de marketing para cumprir parte da carga horária de trabalho em casa e percebi que rendia bem mais trabalhando em casa, por conta da concentração que era muito maior. Em um determinado momento, eu planejei uma mudança de cidade e, tendo respaldo de uma direção que acredita muito que o trabalho remoto tem ligação direta com a felicidade, eu formalizei esse formato full-time. 

O meu primeiro pensamento em relação ao home office, quando comecei a optar por essa modalidade, foi sobre como o formato flexibiliza muitas coisas. Mas, em contrapartida, exige muita organização de quem o abraça – senão a pessoa pode ser arrastada por essa flexibilização e ir parar no meio do caos. 

Para um bom trabalho home office, é preciso seguir bons processos 

As principais dificuldades que encontrei ao fazer home office pela primeira vez são as mesmas que ainda encontro hoje, um ano e meio depois de aderir ao trabalho remoto. Dependendo da empresa, não há um processo consolidado para que a pessoa que trabalha de forma remota não atue de forma isolada. Na Big House estamos estruturando essa sistemática, mas coisas assim levam tempo. 

Outro ponto que acaba sendo bastante difícil é controlar o excesso de e-mails e fazer a comunicação entre a equipe funcionar. Às vezes, há mais pessoas do que o necessário nos e-mails, o que acaba gerando um ruído imenso… Em suma, o principal é a comunicação entre a equipe. 

Seguindo na mesma linha de desafios, como Head de Conteúdo, preciso coordenar uma equipe à distância. E pode ser bastante difícil sincronizar o horário de trabalho de cada um. Como tem pessoal trabalhando nos mais diferentes horários, às vezes eu acabo trabalhando algumas horas a mais do que gostaria.

Você quer aderir ao modelo de trabalho remoto? Então anote estas dicas

Por outro lado, trabalhar de forma remota também tem os seus benefícios. Além de ser mais produtivo para o meu perfil de trabalho, não ser obrigado a sair de casa naquele dia de gripe com febre é uma GRANDE vantagem.

Agora, se você quer começar a trabalhar via home office, existem algumas dicas que eu sugeriria: a primeira coisa a ser feita é organizar um mini-escritório em casa. Depois, organizar a rotina, pois é necessário ter horário para tudo. Aliás, organização é a palavra de ordem. Muita gente pensa que, em casa, se trabalha menos. E é uma falácia – por isso, é muito fácil surtar com tanto trabalho e, se não tiver um horário limite, fica complicado mesmo. Em suma, eu diria que a pessoa precisa organizar um espaço, sua rotina e seus afazeres. 

Apesar de tudo isso, é na produtividade que encontro a maior diferença. Todo mundo sabe que uma agência de comunicação não é o lugar mais tranquilo do mundo. Para quem tem problemas de concentração, é bem complicado de trabalhar. Então, em casa eu sou mais produtiva por causa do silêncio. Trabalho melhor e sinto que o tempo realmente rende. 

Patricia Bitencourt, Head de Conteúdo

O que você achou do nosso post sobre como trabalhar em casa?

Conta para nós nos comentários se o post foi útil e vai ajudar você a melhorar o seu desempenho no trabalho – seja ele em casa ou no escritório. 


A Big House é uma agência digital que transforma boas ideias em resultado. Atuando com Marketing Digital e desenvolvimento web desde 2011, somos uma equipe multidisciplinar certificada em Inbound Marketing focado nas melhores estratégias digitais. Entre com contato conosco pelas nossas redes, leia o conteúdo no Blog da Big House ou acesse nosso site para conhecer a Big.