Como vender mais: 5 dicas para aumentar sua taxa de conversão

Como vender mais no seu site? 

Bem, vamos imaginar um cenário comum: você tem um site e ele recebe tráfego constantemente. No entanto, suas métricas não apontam nada muito além disso. As pessoas navegam pelo seu endereço online, mas parecem não tomar nenhuma ação além dessa.

Então, como saber o que há de errado com o seu site? E como melhorar a taxa de conversão de uma vez por todas? 

Todas essas dúvidas nós respondemos abaixo com um passo a passo simples e fácil. Vamos lá? 

Taxa de conversão: 5 dicas certeiras para aumentá-la 

Num mundo em que existem mais de 1 bilhão de websites, de acordo com o Internet Live Stats, é mais do que necessário aprender a se diferenciar. Mas saiba que, conseguir atrair usuários até o seu site é apenas metade do caminho…

Você ainda precisa se preocupar com a sua taxa de conversão – seja ela uma representada por uma venda ou preenchimento de formulário. É ela que vai medir a temperatura do seu negócio e indicar os resultados. 

Lembre-se de que é a conversão que justifica o tráfego. Sendo assim, um tráfego que não converte acaba não tendo um propósito real. 


Usar pop-ups de saída são uma ótima saída para aumentar a taxa de conversão.

1 – Use pop-ups de saída 

Sim, os pop-ups de saída ainda funcionam. E são uma das formas mais eficazes de aumentar sua taxa de conversão – e diminuir as taxas de rejeição. 

Ao aplicar um pop-up de saída em determinada página do site, você oferece ao usuário uma última chance de converter. Inclusive, essa estratégia é especialmente válida para dispositivos móveis.

Às vezes, incluir um pop-up encurta o caminho do usuário até um formulário ou uma conclusão de venda. O que, consequentemente, acaba melhorando sua experiência. 

2 – Trabalhe com sites responsivos para dispositivos móveis 

Você sabia que o celular é o principal meio de acesso à internet no Brasil? 

Com esse cenário em mente, do que adianta investir em pop-ups para aumentar sua taxa de conversão se você não tem um site otimizado para mobile? 

Por isso, antes de pensar em alternativas como essa, certifique-se de que o seu site seja responsivo. De outra forma, inúmeros usuários podem abandonar o carrinho ou preenchimento de formulário pela lentidão do seu website.

3 – Disponibilize testes limitados 

Quer saber como vender mais? Então aposte na disponibilização de testes limitados, sejam eles gratuitos ou oferecidos por valores simbólicos. Algumas ideias de testes limitados são: 

  • 15 ou 30 dias de teste gratuito; 
  • Conta basic com upgrades dependentes de assinatura;
  • Demonstração online. 

Grandes nomes da indústria apostam nessa estratégia para aumentar sua base de assinantes e leads qualificados. Netflix e Spotify são apenas algumas das marcas que usam a técnica… 

Ah! E não se preocupe: o dinheiro investido no teste grátis é facilmente recuperado conforme você conquista novas assinaturas. Além disso, para poderem adquirir o teste, será necessário criar uma conta, cadastrando e-mail e dados pessoais. 

Essas informações serão úteis para compor sua lista de e-mails e gerar leads qualificados. 

4 – Não tenha medo de usar questionários 

Não tenha medo de encontrar opiniões negativas ao usar questionários no seu website. É um medo infundado. Acredite: você ganha muito mais investindo em questionários do que os evitando. 

Incluir questionários no website é uma forma de captar leads qualificados. Além disso, também ajuda a aumentar o engajamento dos usuários, a taxa de conversão, o CTR e até mesmo os ranqueamento nos mecanismos de busca. É muita coisa! 

Se você tem dúvidas sobre como montar o questionário ideal, lembre-se de optar por frases curtas e perguntas diretas. A máxima “menos é mais” vale muito aqui. O título deve ser simples e as cores devem ir de acordo com o conteúdo do questionário. 

Quanto à ordem das perguntas, leve em consideração a estrutura de cada questionamento para que faça sentido e mantenha os usuários engajados. 

Enquanto eles respondem o seu questionário, você qualifica leads de forma automática. 

5 – Invista em remarketing 

Uma boa campanha de remarketing pode aumentar a taxa de retorno de visitantes do site em até 50%. 

Afinal, muitas pessoas não convertem após visitar as páginas de saída, carrinho ou assinatura de newsletter. Mas será que o melhor é desistir desses leads? 

Bem, se eles chegaram tão perto de finalizar a conversão, por que não ir atrás? Eles já demonstraram interesse no seu produto e na mensagem passada pela empresa. 

Para isso, o melhor é investir em remarketing. Com ele, você consegue segmentar seus anúncios, aumentando sua audiência nos buscadores, nas redes sociais e até no YouTube. 

Ao adotar essa estratégia de marketing, os leads em potencial são impactados por vídeos ou anúncios enquanto navegam na internet. 

O que podemos aprender sobre taxa de conversão? 

Claro que essas não são todas as técnicas possíveis para aumentar sua taxa de conversão. Mas são um apanhado das principais que são utilizadas aqui na Big House. 

Cada solução tem seus prós e contras. Para saber qual se encaixa melhor no seu site e faz sentido com a sua estratégia de marketing, o mais indicado é entrar em contato com profissionais especialistas em marketing e fazer um estudo analítico sobre o seu website. 

O que você achou do nosso post sobre taxa de conversão? 

Conta para nós nos comentários se o post foi útil e se vai ajudar você a melhorar o desempenho da sua marca e do seu website! 

Imagem: Divulgação


A Big House é uma agência digital que transforma boas ideias em resultado. Atuando com Marketing Digital e desenvolvimento web desde 2011, somos uma equipe multidisciplinar certificada em Inbound Marketing focado nas melhores estratégias digitais. Entre com contato conosco pelas nossas redes, leia o conteúdo no Blog da Big House ou acesse nosso site para conhecer a Big.