Como lidar com conteúdos antigos no seu blog? Apagá-los, atualizá-los ou simplesmente ignorar sua existência e dar seguimento às produções como se nada tivesse acontecido?

Bem, não precisa ser um super expert em marketing digital para que você saiba que a terceira alternativa não vai contribuir em nada para a sua estratégia, certo? Mas como proceder com as outras duas opções? Como saber quando se deve atualizar ou excluir um conteúdo do blog?

Retomando: por que empresas criam blogs?

Por diversos motivos, ora. Divulgar a marca, trabalhar num canal de comunicação direta com seu público ou educar seus leads e público-alvo. Ou seja: todos os motivos estão diretamente ligados a objetivos estratégicos do marketing digital – mais especificamente do Inbound Marketing.  

Sendo assim, temos a produção de conteúdo como parte fundamental para a jornada do consumidor – e, de quebra, para a sua estratégia. Dessa forma, ele deve ser mais do que valioso o usuário que o lê. E como garantir isso? Buscando construir um texto aprofundado, que dialogue com os problemas do target e que, acima de tudo, seja ATUAL.

Qual é a melhor maneira de atualizar conteúdos antigos para blog?

Uma coisa você deve ter em mente antes de dar seus conteúdos antigos como vencidos: o Google nunca para de contabilizá-los e avaliá-los para rankeamento. E isso é motivo suficiente para que você mantenha seu blog otimizado.

Mas antes que você saia otimizando tudo, aqui vão algumas dicas que podem facilitar as atualizações:

Trabalhar com conteúdos evergreen

Numa tradução literal, evergreen significa sempre verde – ou fresco. Assim, conteúdos evergreen são conteúdos que permanecem úteis ao longo o tempo, não tendo um deadline temporal marcado, como as notícias, por exemplo.

Inclusive, é nesse tipo de conteúdo que as empresas têm mais chances de perceber resultados

Dúvidas sobre o que pode ser considerado um conteúdo perene (ou evergreen)? Listas, tutoriais, passo a passo, definições… Tudo vai depender da forma como o seu blog vai abordar o assunto.  

As vantagens do conteúdo perene:

  • Reafirma a autoridade da marca como referência na área de atuação;
  • Educa os leads sobre o produto ou a compra;
  • São perfeitos para serem linkados em outros conteúdos, reforçando o time de backlinks;
  • São excelentes para serem compartilhados espontaneamente pelos leads.

Mas o que fazer com as notícias do blog? É melhor excluir tudo?

Só porque mostramos os conteúdo evergreen como uma forma de facilitar a otimização do seu blog, não quer dizer que conteúdos noticiosos não sejam bem-vindos. Pelo contrário: eles são ótimos e mostram o quanto a sua empresa está antenada no que acontece mundo afora.

No caso de conteúdos antigos noticiosos, o melhor é sempre se manter fiel à verdade (o que inclui a data em que os acontecimentos ocorreram). Nada de tentar “otimizá-lo” distorcendo os fatos, ok?

Quais os problemas de não atualizar os conteúdos antigos para blog?

Bem, entre muitas das desvantagens, podemos dizer que sua empresa vai parecer antiquada – ou até pior: pode parecer que sua companhia está fora do mercado. Conteúdo desatualizado também pode influenciar negativamente a jornada do cliente.

Mas não se engane: até conteúdos evergreen podem precisar de uma turbinada de vez em quando. Afinal, só porque o tema é perene, não quer dizer que as informações não possam ter mudado – mesmo que um pouquinho.

Além disso, se você não atualizar o conteúdo e mostrar novidades aos clientes, o blog não demonstrará sua preocupação com a entrega de informações relevantes. E você já sabe: não há relacionamento que suporte o descaso.

E aí? O que você achou das nossas dicas sobre otimizar conteúdos antigos para blog?

Conta para a gente nos comentários! Esse é o primeiro de uma série de textos sobre como lidar com conteúdos antigos para blog. Você quer saber mais para não se deixar assombrar pelos fantasmas dos conteúdos antigos?


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