Há tempos que a internet se tornou solução para muitas das questões e problemas do cotidiano das pessoas. On-line é possível encontrar facilmente uma localização, eliminar uma ida ao banco e até obter uma receita fácil para um jantar especial.

A internet tem se consolidado cada vez mais como um importante canal de vendas, o que é muito positivo para as empresas pois potencializa as oportunidades de negócio. Porém é preciso lembrar que junto com diversos benefícios a venda online traz alguns desafios importantes em seguida iremos falar sobre eles e como superá-los.

AUMENTO DA COMPETITIVIDADE

O mundo digital possibilitou que os clientes tenham acesso a diferentes opções de fornecedores para os mesmos produtos ou serviços e isso faz com que seja necessário mais esforço das empresas para mantê-los fidelizados.

A mesma internet que proporciona que sua empresa venda batedeira industrial para consumidores do outro lado do país, permite que seus clientes descubram novos fornecedores.

É preciso focar em estratégias que fidelizem os clientes atuais, como campanhas de desconto e vantagens exclusivas através de programas de fidelidade ou criação de uma categoria VIP, por exemplo.

GERAR AUTORIDADE

Localmente talvez seja mais fácil de transmitir autoridade e ganhar a confiança dos consumidores do que na internet, a impessoalidade e o receio que muitas pessoas ainda têm de golpes on-line afetam negativamente esse ponto.

É preciso investir na construção de um site seguro e de fácil navegação, disponibilizar informações e dados da empresa também pode colaborar, além de construir a reputação on-line do seu negócio, seja através de depoimentos de clientes ou por meio da produção de conteúdo de valor.

O marketing de conteúdo é uma estratégia que consiste em produzir material em texto, vídeo ou áudio que aborda temas e dúvidas específicos dos seus consumidores. É possível, por exemplo, criar posts para as redes sociais ou artigos para blogs falando sobre as características dos diferentes modelos de compressor parafuso.

Isso ajuda não só as pessoas a entenderem melhor sua necessidade de compra e conhecerem mais sobre sua empresa gerando confiança, como também auxilia na captação de leads.

CAPTAÇÃO DE LEADS

O marketing de conteúdo colabora na captação de leads (pessoas interessadas e com potencial de tornarem-se consumidores) pois, quando uma pessoa pesquisar online sobre determinado assunto, pode encontrar o material que sua empresa produziu e distribuiu falando sobre o tema.

Entretanto, com o mercado competitivo atual é preciso adotar mais estratégias para captação de leads e a empresa pode investir em anúncios. Para tanto é preciso definir com clareza o perfil do cliente que deseja atingir.

Uma empresa que vende chave de nível terá um público-alvo com características diferentes de uma que comercializa roupas e sapatos femininos. Sabendo as informações chave de seu público alvo como, idade, localização e interesses dentre outros será possível direcionar os anúncios para essas pessoas.

ATENDIMENTO

Prestar um bom atendimento é fundamental para qualquer tipo de negócio e dar atenção aos consumidores on-line pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso das vendas pela internet.

Pensando em uma situação em que a pessoa tenha desconfiança de fazer compras on-line, um atendimento adequado pode ser o fator determinante para que ela se sinta confortável a ponto de realizar a compra.

Manter um negócio e vender na internet têm seus desafios, entretanto com planejamento e estudo é possível otimizar as vendas através deste canal e melhorar os resultados de sua empresa.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.