Atendimento em clínica de estética

É impossível ter um negócio, como uma clínica de estética, bem-sucedido sem uma boa estratégia de marketing. Quando pensamos nos dias atuais, em que a tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas, o marketing tradicional não é mais tão eficaz, sendo substituído pelo marketing digital.

É possível conquistar clientes de maneira efetiva sob um custo muito baixo, escalando seus lucros e sua participação no mercado

A estratégia de divulgação virtual possui um melhor custo-benefício, sendo capaz de atingir mais pessoas por um valor menor, se tornando o principal mecanismo para destacar os serviços de uma empresa. As clínicas de estética e beleza, por exemplo, beneficiam-se quando investem em sua presença virtual, e podem conquistar um grande número de novos clientes. Conheça as principais dicas que podem ser aplicadas em seu empreendimento e que podem alavancar a sua participação no mercado.

Conhecer o público-alvo da sua clínica de estética

Essencial para qualquer negócio, é preciso conhecer a fundo qual é o público-alvo principal que se pretende atingir. Os gestores da clínica de estética precisam definir os objetivos do empreendimento e, com base neles, entender o perfil de pessoas que podem se interessar pelos produtos e serviços que são oferecidos.

Através da definição do cliente ideal, busca-se entender e estudar diversas características pertinentes ao seu perfil. Algumas perguntas podem ser feitas para entender melhor seu comportamento, por exemplo: Como atrair esse público? Como é o padrão de consumo dele? Quais suas principais queixas e quais tratamentos buscam? Quais são as expectativas desse grupo com meu serviço?

Seja presente nas redes sociais

Após o público-alvo ser definido e o seu comportamento ser estudado, é imprescindível saber onde essas pessoas estão concentradas e quais canais utilizam com mais frequência. A maioria das pessoas utiliza alguma rede social e, assim, elas são uma ferramenta indispensável. Cada uma delas possui um tipo diferente de usuário, conhecendo o perfil do cliente ideal é possível definir em qual delas ele está presente. Dessa forma, você pode destinar seus recursos de maneira mais eficaz naquele canal em que encontrará um maior número de pessoas interessadas em seu produto.

Com isso em mente, também é importante criar perfis em mais de uma rede e variar sua estratégia para cada uma delas. Já que cada rede possui uma proposta única, as postagens e a linguagem utilizadas deverão ser adaptadas a cada realidade, assim como atrairão pessoas com perfis distintos. Será possível variar sua clientela e construir um negócio mais produtivo, em que possui uma base de consumidores mais ampla.

Produção de conteúdo de qualidade e constante

Como já mencionado, as redes sociais são de grande destaque. Entretanto, para chamar a atenção das pessoas é preciso que elas sejam alimentadas com conteúdo de qualidade, seguindo um cronograma de publicações constantes. Não é preciso fazer posts todos os dias, mas a página deve estar sempre atualizada. Assim o cliente em potencial tem acesso à sua rotina, ao novo catálogo de produtos, às melhorias implementadas nos serviços, etc.

Uma forma de se destacar é fazer postagens explicativas e de curiosidades três vezes por semana, por exemplo. Seguindo um planejamento, a página estará sempre atualizada com conteúdos que podem despertar a atenção do público-alvo, que verá que a clínica é ativa e está sempre se reinventando, prestando atenção às novidades do mercado e aos anseios de seus pacientes.

Tratar clientes de maneira personalizada

As redes sociais permitem a aproximação de clientes com a empresa e, portanto, são um bom canal para construir um relacionamento entre eles. Para obter sucesso na procura por mais pacientes para sua clínica, é preciso tratá-los de maneira cordial e personalizada, de maneira que transpareça que são especiais e que solucionar suas dúvidas e queixas faz parte de sua política.

A linguagem utilizada também conta pontos para humanizar o negócio e fazer com que os consumidores se vejam como iguais. Assim se sentem mais confortáveis para compartilhar seus problemas. Você pode explicar os tratamentos mais indicados para o caso, de maneira simples e fácil de entender, para que a mensagem seja repassada de maneira clara e que logo o incômodo deixe de existir.

Esse contato com o cliente é muito importante para conseguir conquistá-lo de maneira efetiva. Os comentários e as mensagens privadas devem ser respondidos de maneira rápida, para que o cliente não se decepcione com o atendimento. Além disso, uma simples pergunta pode ser trabalhada para obter outras informações.

O cliente pode questionar o preço de um produto ou serviço, por exemplo. Essa seria uma oportunidade para que a clínica explique como é feito o procedimento, o que está incluso nas taxas, qual a marca do produto utilizado no tratamento, quais são seus princípios ativos, em quanto tempo os resultados podem ser observados, entre outras informações adicionais.

Anúncios patrocinados

Um dos grandes benefícios do marketing digital é o custo-benefício da divulgação. É possível atingir muito mais pessoas através de propagandas na internet, sob um custo bem mais baixo do que técnicas tradicionais, como impressão e distribuição de panfletos, outdoors, etc.

Por isso, não hesite em investir dinheiro em divulgação. A maioria das redes sociais possui a possibilidade de patrocinar postagens e perfis. Seja no YouTube, Instagram ou Facebook, com os anúncios pagos, será possível atingir o público-alvo que conversa com seu produto, fazendo com que mais pessoas conheçam sua clínica e seus serviços.

Além disso, também é importante reforçar a consistência de postagens de qualidade. Quando a página é alimentada de conteúdo frequentemente, é mais fácil de fazer com que as pessoas que viram o anúncio se tornem seus seguidores e clientes. De nada adianta gastar dinheiro em publicidade se não há um conteúdo pronto e atualizado para que as pessoas possam se engajar.

Especialização

Além de investir nas estratégias de marketing e divulgação, é preciso adquirir especialização nas áreas de atuação. Para conseguir passar confiança e autoridade aos clientes, é preciso mostrar que domina o assunto e comprovar que se dedicou aos estudos para trabalhar no ramo. Essas informações podem ser colocadas em uma seção do site ou em uma postagem de apresentação dos profissionais da clínica, deixando os clientes já familiarizados com cada um deles.

Cursos de podologia online ou presencial, de estética e cosmética, de fisioterapia, de massagem e muitos outros podem trazer o diferencial ao seu atendimento. Com isso, os clientes poderão comprovar seu profissionalismo e sua expertise no assunto e se sentirão mais confortáveis ao questionar as técnicas, os benefícios do tratamento, e retornarão sempre para sua clínica quando outro incômodo surgir.