estratégias de marketing de conteúdo

Existe melhor forma de se preparar para o futuro do que estudando o passado? Acreditamos que não!

Por isso, separamos algumas das maiores tendências estratégicas de marketing de conteúdo que mais bombaram em 2018 para você ficar se preparar muito mais para os desafios de mercado que vem por aí – acredite, eles sempre vêm.

As 5 estratégias de marketing de conteúdo que mais bombaram em 2018:

1 – Conteúdos cada vez mais profundos

“Adeus, conteúdos superficiais! Olá, conteúdos aprofundados!”. Esse foi o lema de 2018 no que se refere a marketing de conteúdo. Cada vez mais os profissionais de blog trocaram a quantidade de textos pela qualidade.

O que isso quer dizer? Que houve uma preocupação muito maior em produzir um conteúdo que fosse, de fato, interessante e relevante para o usuário.

Social media e blog: um não deve sobrepor o outro

2 – Os canais de social media não foram apenas uma extensão do blog

Sim, sabemos que blog e social devem trabalhar em conjunto. Mas isso não significa que social tenha que seguir cegamente o conteúdo do blog nas suas publicações.

No ano que passou, gigantes das redes sociais – como o próprio Facebook – investiram em fazer das redes sociais as próprias criadoras de conteúdo e não apenas disseminadoras. Cada vez mais o insight será produzir conteúdo próprio para cada mídia – mas que claro, converse com a estratégia geral de marketing.

Que tal aproveitar os conteúdos que melhor performaram e utilizá-los em outro formato?

3 – Aprendemos que todo conteúdo pode ser reaproveitado

Reciclar é uma tendência mundial, certo? E por que no marketing de conteúdo deveria ser diferente?

E não vamos confundir reaproveitamento de conteúdo com preguiça, ok? Essa técnica, na verdade, ajuda muito na sua estratégia geral de Inbound Marketing. Como?

Imagine que você criou o melhor e-book do mundo sobre alimentação saudável. Ótimo! Ficamos muito felizes por você, mas precisamos dizer que seu trabalho não terminou. Que tal usar reutilizar esse mesmo conteúdo e adaptá-lo para diferentes canais de comunicação?

Uma audiência 135% maior

4 – O boom do conteúdo em vídeo

Não são poucas as estatísticas mostrando o super aumento do consumo de conteúdos em vídeo, principalmente no Facebook e YouTube. Calcula-se que tenha havido um aumento de 135% (!) em quatro anos. Isso somente no Brasil.

Então, não é de se estranhar toda essa ansiedade para se adequar aos novos modelos de consumo online. Dentro desse cenário, webinars se mostram excelentes alternativas para o marketing de conteúdo.  

Não vamos subestimar o poder dos conteúdos interativos!

5 – O conteúdo interativo começou a dar seus primeiros passos

Em 2018 o conteúdo interativo começou a ser levado mais a sério pelo pessoal do marketing digital. Exemplos? Os próprios webinars, com chats para perguntas e respostas integrados.

Duvida que 2018 tenha sido o ano da interatividade? Devemos mencionar aqui o filme Black Mirror: Bandersnatch, produzido pela Netflix? Ponto para o serviço de streaming por apostar – e acertar – nessa tendência de marketing digital.

E aí? O que você achou do nosso review sobre as principais estratégias de marketing de conteúdo em 2018?

Conta para nós nos comentários!


A Big House é uma agência digital que transforma boas ideias em resultado. Atuando com Marketing Digital e desenvolvimento web desde 2011, somos uma equipe multidisciplinar certificada em Inbound Marketing focado nas melhores estratégias digitais. Entre com contato conosco pelas nossas redes, leia o conteúdo no Blog da Big House ou acesse nosso site para conhecer a Big.