tio patinhas mergulhando no ouro

Quem é que não gostaria de se tornar o próprio patrão?

Para quem busca alcançar a realização profissional e o sucesso financeiro, se lançar no empreendedorismo é uma oportunidade única.

E isso porque empreender permite não só trabalhar naquilo que mais gostamos, mas também receber uma remuneração mais justa pelos nossos esforços.

Logo se vê que a motivação de um empreendedor nunca será a mesma que a de um simples funcionário.

Trabalhamos muito mais empenhados e comprometidos quando é o nosso patrimônio pessoal que estamos construindo – um patrimônio que, vale lembrar, se constitui em segurança financeira para o presente, e que poderá ser legado para seus filhos e familiares no futuro.

Não é à toa que começar o próprio negócio é o tipo de ideia que mexe com os sonhos de qualquer um.

Mas, para que sua empreitada dê certo, vale atenção!

Afinal, na hora de tirar o sonho do papel e dar início ao seu negócio, nem sempre as coisas serão assim tão fáceis…

Muito esforço, determinação e resiliência fazem parte do perfil de qualquer empreendedor de sucesso. Da mesma forma, é preciso investir em inteligência de mercado e boas práticas de gestão para que a sua empresa possa prosperar.

Já dizia o dito popular: não dá para viver de sonhos…

Vale a pena investir em gestão de negócios?

Ora, não é segredo que qualquer empresa bem-sucedida depende de boas práticas de gestão para se manter operacional e lucrativa.

Mas o que entendemos por “boas práticas de gestão”?

Boas práticas de gestão são aquelas que mobilizam uma série de conhecimentos, técnicas, estratégias e ferramenta para garantir que a sua empresa se desenvolva de forma sustentável. Alguns exemplos de boas práticas são:

    •         o preparo de um planejamento estratégico,
    •         a utilização de controles informatizados dos recursos da empresa,
    •         o emprego de ferramentas de gestão financeira,
    •         a implementação de um programa interno de gestão de pessoas,
    •         o uso de ferramentas para gestão de relacionamento com o cliente.

Essas práticas auxiliam o gestor a acompanhar de perto as atividades de cada setor da empresa e a identificar as necessidades ou mesmo as oportunidades que surgirem para a sua empresa.

Investir na sua formação enquanto gestor também é parte importante da gestão de negócios. Conhecimentos nas áreas de administração, contabilidade, marketing, finanças e recursos humanos são essenciais para garantir o crescimento sustentável da sua empresa.

Com o emprego de boas práticas de gestão você será capaz de identificar e corrigir as falhas em qualquer processo da sua empresa. As melhorias necessárias para tornar a sua empresa mais competitiva no mercado serão igualmente muito mais claras.

E isso porque, uma empresa sem gestão, acaba ficando sem rumo e tomando decisões baseadas em hipóteses, achismos e suposições. Os investimentos são realizados sem qualquer embasamento e muitas vezes isso resulta em desperdício, ociosidade e perda de oportunidades.

Quais os benefícios da gestão para o meu negócio?

Há três áreas principais do seu negócio que serão impactadas por uma boa gestão. Confira a seguir.

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Aumento da produtividade: boas práticas de gestão permitem…

  •         Identificar processos que possam ser simplificados ou automatizados;
  •         Organizar o fluxo de informações na empresa, reduzindo o ruído organizacional;
  •         Descobrir e lapidar os talentos individuais de cada funcionário em benefício da sua operação;

Dessa forma, uma boa gestão trará um grande impacto na produtividade e até mesmo na coesão da sua equipe.

Otimização de recursos financeiros: boas práticas de gestão permitem…

  •        Controlar os gastos, identificando os custos que possam ser reduzidos;
  •        Evitar desperdícios ou perda de materiais, tanto na produção quanto na gestão de estoques;
  •       Gerir os preços praticados, de forma a cobrir os custos operacionais e garantir a sua margem de lucro;
  •       Analisar novos investimentos, tendo em vista a otimização da sua operação, a melhoria do atendimento ao cliente ou a projeção da sua marca no mercado.

Uma boa gestão financeira é essencial para a sobrevivência da sua empresa. É ela que vai permitir identificar onde e como a sua empresa pode conseguir os recursos necessários para crescer e se projetar cada vez mais no mercado.

Planejamento estratégico: boas práticas de gestão permitem…

  •         Definir os objetivos da sua empresa;
  •         Elaborar um plano de ação baseado em dados concretos;
  •         Acompanhar a evolução do seu plano de ação através de metas claras;
  •         Controlar as atividades delegadas a cada setor da sua empresa.

Um planejamento estratégico serve para definir a sequência de ações necessárias para o crescimento da sua empresa. Para isso, deve determinar metas e objetivos para cada departamento, bem como estabelecer onde serão obtidos os recursos necessários para sua realização.

O objetivo final de um planejamento estratégico é tornar a sua empresa mais competitiva, preparando-a para enfrentar os riscos do mercado e para obter sempre os melhores resultados.

Como implantar a Gestão de Negócios da minha empresa?

  1.      Crie o seu plano de negócios

Realize pesquisa de mercado, avaliando a concorrência e a receptividade do seu público alvo ao seu produto. A partir daí, estabeleça o seu plano de negócios buscando estabelecer a viabilidade econômica do seu projeto ainda antes que haja investimento de recursos financeiros.

  1.      Determine os controles administrativos e financeiros

Quais serão as ferramentas utilizadas no dia a dia da sua empresa para realizar o controle das finanças?

Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado – algumas delas são até gratuitas! O importante é escolher uma ferramenta que se adeque à realidade da sua empresa.

Uma dica é investir em um sistema ERP online que permite o registro e acesso facilitado às informações do negócio. O software de gestão empresarial oferece módulos específicos para realizar o controle financeiro, de estoque, de cadastro de clientes e fornecedores, a emissão de notas fiscais eletrônicas, o acompanhamento de fluxo de caixa, recebimentos e pagamentos. Além de permitir a geração de relatórios personalizáveis que contribuem para a tomada de decisões importantes para a empresa.

O uso de um software de automação comercial ajuda a otimizar a utilização dos recursos da empresa, identificando oportunidades ou problemas que podem surgir, permitindo a antecipação da solução.

  1.      Crie um sistema de trabalho

A padronização do processo de trabalho contribui para a organização e eficiência dos resultados. Quando as pessoas sabem o que devem fazer e a importância de suas atividades o trabalho flui e melhora a entrega de resultados. Além disso, quando algo sai do rumo, é possível identificar imediatamente o que está errado e corrigir.

Dessa forma, faz parte da função do gestor da empresa a criação de um fluxo de trabalho que permita essa otimização.

 Para criar esse fluxo de trabalho é preciso identificar todas as atividades da empresa necessárias para o bom desenvolvimento das atividades, bem como os responsáveis por cada etapa, e então definir a rotina ideal.

  1.      Invista na divulgação da empresa

Para ser lembrado, é preciso ser visto. Por isso, para garantir um bom fluxo de clientes e bons números de vendas, é preciso investir na captação de novos clientes.

Hoje a melhor maneira de atrair o público-alvo é através das estratégias de marketing digital. É importante garantir que a sua empresa marque presença nas redes, através de blog, perfis em redes sociais como Facebook e Twitter e domínio próprio.

 

As publicações nesses canais de comunicação devem ter como objetivo atrair a atenção de novos potenciais clientes, os leads, para a sua marca. Ofereça aos seus leads conteúdos que sejam relevantes para esse público e conectados à identidade da sua marca.

Na dúvida, o melhor é sempre buscar a ajuda de profissionais especializados para garantir que as ações de marketing trarão resultados efetivos.

Concluindo…

Com todas estas informações a respeito da gestão de negócios você certamente já percebeu a importância do desenvolvimento desse trabalho para o sucesso da sua empresa.  A gestão empresarial é fator determinante para o sucesso ou o fracasso do negócio.

Então não perca mais tempo e crie as oportunidades que a sua empresa precisa para crescer cada vez mais!

Texto de GestãoClick.