Google Tag Manager: o que é e como usar

Você sabe o que é o Google Tag Manager? 

Pense conosco: muitas empresas que possuem controle sobre o tráfego de seus sites necessitam editar suas tags constantemente.

E esse processo não costuma ser dos mais ligeiros… 

Isso porque ele passa desde a constatação da equipe de marketing e vai até o desenvolvedor responsável pelo código. Até o profissional conseguir implementar as tags desejadas, vários dias podem se passar… 

Google Tag Manager: problemas com tag podem prejudicar a performance da empresa

E isso não é nada bom para os negócios. 

Afinal, quando falamos de tags, não falamos daquelas tipo Descriptions, Title ou Content. Mas sim de códigos para verificação e análise de metas, conversões e mensurações em geral, tais como as do Google Analytics e Ads. 

Tendo em mente essa necessidade, o Google lançou o Google Tag Manager. A ferramenta possibilita que qualquer administrador da página adicione, edite ou exclua conteúdos <head></head> do site.

Não, você não precisa mais enlouquecer o seu desenvolvedor por causa de problemas com as tags no site. 

Além disso, o Tag Manager ainda se torna mais útil quando utilizado junto do Analytics e do Ads. Isso ocorre porque eles têm total integração entre si.

Essa fator acabada possibilitando que a escolha das páginas para se adicionar a tag seja mais eficaz e rápida. 

Como exemplo prático, ao invés de o seu código ficar assim:

<script type=”text/javascript”>Script 1</script><script type=”text/javascript”>Script 2</script><script type=”text/javascript”>Script 3</script><meta tag 1><meta tag2><meta tag3>…

Ele ficaria assim:

<script type=”text/javascript”>Script Google Tag Manager</script>

Abaixo, o vídeo explicativo: