Impactos da transformação digital

O aprimoramento das antigas e a criação de novas tecnologias têm ditado o ritmo da sociedade e causado modificações na rotina, nos hábitos, nas relações e no comportamento das pessoas, de modo geral. Logo, se a sociedade se transforma, transforma-se também a forma com que ela consome e, consequentemente, o comportamento do mercado também é modificado.

As empresas ou instituições que desejam permanecer vivas, ativas e bem-sucedidas devem acompanhar os avanços tecnológicos e as modificações que os acompanham. Isso vale para pequenas, médias e grandes empresas, independentemente do tipo de negócio ou ramo de atividade.

Muitas pessoas se limitam ao falar de transformação digital nas empresas acreditando que seja apenas a criação de canais virtuais de comunicação como lojas on-line, sites, SAC, etc. 

Entretanto, a verdadeira transformação digital de um negócio, como a venda de um amplificador de som, vai muito além da modernização de canais de atendimento ao cliente, sendo o ponto central dessa transformação a gestão e estruturação do negócio, ou seja, como aquela empresa irá atuar.

Mas então, o que significa de fato a transformação digital em uma empresa?

A transformação digital é um fenômeno baseado no uso de tecnologias capazes de aumentar o desempenho de um negócio e, consequentemente, os rendimentos e lucros da empresa.

De uma forma simples, podemos dizer que a transformação digital é um “instrumento” que tem como objetivo criar soluções de usinagem de precisão para problemas tradicionais, utilizando-se do que há de mais moderno. 

Mas não é apenas a adoção de uma nova tecnologia como, por exemplo, drives, chatbots, softwares personalizados, inteligência artificial etc, e sim, compreender como essa tecnologia, empregada no seu negócio, agrega valor à sua empresa, otimiza seus processos e aumenta suas vantagens competitivas no mercado.

Um exemplo claro de transformação digital bem-sucedida é a Netflix. Antes de se tornar a gigante do streaming de vídeos da internet, a empresa – anterior à era digital – era conhecida como uma locadora de vídeos “cult”, clássicos e difíceis de encontrar. Com o surgimento dessas plataformas e um longo processo de transformação ela se tornou o que é hoje!

Os impactos da transformação digital nas empresas

A transformação digital é altamente impactante para as empresas. Sua implantação deve ser estratégica e passar por todos os setores de um negócio, desde os funcionários, os processos que a empresa adota para funcionar, a experiência do cliente na compra de uma batedeira industrial, por exemplo, e a visão e os objetivos daquela empresa que refletem no modelo de negócio que ela deseja ter.

Ou seja, é algo ancorado na gestão da empresa, capaz de promover mudanças positivas em sua estrutura e forma de operar, fazendo com que ela cresça e melhore seus resultados.

É um desafio de gestão de implantação que não deve ser visto como necessário apenas para empresas ligadas a área de tecnologia, mas sim para qualquer negócio que deseja permanecer e crescer no mercado. 

Empresas criadas na era digital devem estar constantemente se aprimorando; já as empresas nascidas na era pré-digital devem passar por uma adequação.

Há quem diga que a transformação digital é o futuro das empresas, mas podemos afirmar que ela é o presente. Apenas uma empresa ciente de seu papel no mercado e conhecedora dos seus processos consegue identificar e implantar tecnologias capazes de modificar de forma relevante seu negócio ao ponto de se manter operante em qualquer década de atuação.

Os impactos das transformações digitais são visíveis e relevantes para empresas que se consolidam no mercado.

Se seu negócio ainda não iniciou o processo de transformação digital, é necessário um plano de mudanças claro e assertivo em acordo com todos os setores da empresa para que seu negócio prospere.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.