a importância da experiência do cliente

No segmento comercial e industrial é muito comum encontrarmos um erro gravíssimo na gestão de empresas. Esse erro acontece quando o empreendedor se preocupa mais com o número de vendas, do que com a experiência do cliente que compra da empresa.

Esse problema pode criar o que conhecemos como ‘efeito cascata’, pois é quando uma empresa tem um aumento considerável no consumo da marca, mas com o tempo, uma série de problemas podem acontecer, como por exemplo:

  • Aumento no número de reclamações;
  • Aumento no número de devoluções;
  • Diminuição considerável de vendas no semestre seguinte;
  • Aumento das dívidas da empresa;
  • Aumento de devedores;
  • Entre outros.

Foi pensando nos impactos negativos de não fazer o investimento na experiência que o cliente tem ao consumir um produto da sua empresa que produzimos esse artigo. Se interessou pela pauta? Então siga conosco e confira mais a seguir. 

O impacto da marca sobre a experiência do cliente

Iniciamos esse artigo falando sobre os empreendedores que se preocupam mais com o número de vendas, do que com a experiência do cliente. Esse erro é muito comum, pois a ação é originária mais do desejo e satisfação do lucro, do qual a boa impressão sobre os serviços da empresa.

Se você tem uma empresa especializada em manutenção de geradores, por exemplo, é importante salientar que você oferece mais do que um produto, você está oferecendo a sua marca para consumo.

Tudo que o cliente desaprovar no produto e na experiência que ele teve em consumir de sua empresa, automaticamente isso vai respaldar na sua marca. 

No início os efeitos negativos podem ser risíveis, mas com a repetição e o acesso das pessoas as manifestações de clientes na web, pode levar a sua marca um enorme peso negativo.

Por isso é um fator determinante investir em mecanismos que ofereçam uma melhor navegabilidade e respaldem o seu público consumidor para uma experiência segura, ágil e satisfatória. 

Por mais que o cliente venha deparar-se com algum problema sobre o produto que adquiriu, se a empresa agir com agilidade ao cliente, a propaganda se torna positiva.

Aumento de custos jurídicos e operacionais

Outro fator relevante que impacta nos resultados do empreendimento são os aumentos de custos jurídicos e operacionais.

A questão jurídica está mais respaldada com o setor administrativo da empresa. Vamos supor que estejamos falando de uma empresa especializada em demolição controlada, por exemplo, ressaltamos que é de suma importância não ter processos judiciais, tal como fazer o recolhimento de impostos e as questões fiscais estejam em dia.

A outra demanda é com relação aos recursos operacionais. Quanto mais seu cliente encontrar dificuldades na navegabilidade de seu site ou no acesso aos seus serviços, mais você terá que investir em mão de obra especializada para suprir as lacunas. 

Convertendo marketing negativo para marketing positivo

Ressaltamos algumas vezes que uma experiência ruim de um cliente, leva a danos até mesmo irreparáveis para a marca da empresa. Por isso, se você tem uma empresa especializada na fabricação de bisnaga de plástico, por exemplo, invista nas melhores condições para atender sua demanda.

Quanto mais cliente satisfeito, mais sua empresa ganha notoriedade. Logo, a partir desse momento, recomendamos que se atente mais a experiência do cliente, valorize ações pós-venda e em casos de avarias detectadas, seja prestativo e resolva o problema o quanto antes.

Esperamos que essas dicas venham a ser valiosas e que seu empreendimento alcance um melhor padrão de atendimento ao cliente.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.