Influenciadores digitais: quem são, o que comem e como podem ajudar a sua empresa?

Navegando nas redes sociais, é comum nos depararmos com pessoas compartilhando suas experiências, cuidados e produtos preferidos, não é? Aos poucos e conforme o número de seguidores dessas pessoas, as marcas começaram a encará-las como oportunidades de propaganda. 

Esse tipo de relação entre marcas e heavy users de redes sociais cresceu tanto, que hoje encaramos os influenciadores digitais como verdadeiros profissionais. 

No entanto, se você ainda tem dúvidas sobre os benefícios de trabalhar com um influenciador digital (ou digital influencer), nós explicamos tudo para você. 

Quem são as pessoas mais influentes do Brasil? 

Se você tem uma conta no Facebook, Twitter, Instagram, ou se navega muito no YouTube, você já deve ter se deparado com uma ou duas dessas pessoas: 

  • Whindersson Nunes;
  • Bibi Tatto;
  • PC Siqueira;
  • Camila Coelho.

Bem, de acordo com a Folha de São Paulo, estes são alguns dos maiores influenciadores digitais do Brasil. Entre os temas abordados por eles, estão humor, games, maquiagem, política e questões do dia a dia. 

O que faz um influenciador digital? 

Não deve ser novidade nenhuma para você quando algum desses blogueiros citados acima (ou qualquer outro) faz uma parceria paga com uma marca, mostrando os produtos recebidos ou indicando algum tipo de patrocínio. *Vale lembrar que propagandas mais “subliminares” não são permitidas por lei.  

Bem, as pessoas que atuam nessas promoções são consideradas influenciadoras digitais. Elas trabalham criando conteúdo sobre determinado tema e, dessa forma, conquistam seguidores. 

A vlogueira Camila Coelho, por exemplo, fala de maquiagem e conquistou uma base super engajadas de usuários que também se interessam pelo assunto. Dessa forma, é comum você encontrar vídeos da Camila divulgando produtos estéticos ou recebendo presentes de marcas do nicho. 

Por que trabalhar com um influenciador digital pode trazer resultados para a sua marca? 

Quando um influenciador começa a fazer vídeos no YouTube ou postagens no Instagram, ele atrai usuários que não apenas se identificam com os conteúdos que ele cria, mas também com seu carisma e personalidade.

Assim, influenciadores digitais criam uma relação de confiança com o seu público que outros influencers (artistas famosos, cantores, etc.) não conseguiram criar. Quando um influencer diz que um produto é bom, há muito mais chances da sua base de usuários acreditar nisso. 

Afinal, os influenciadores digitais ganham esse nome justamente porque eles têm a capacidade de influenciar o comportamento de pessoas – e é essa qualidade que os diferencia dos demais. 

Celebridades também são influenciadoras? 

Claro! Na verdade, podemos dizer que foram as celebridades que começaram com tudo isso em outras plataformas, como rádio e televisão. Hoje, já existem celebridades que fazem da internet o seu principal palco, tornando-se também influenciadoras digitais. 

Kim Kardashian, Kylie Jenner e Rihanna são algumas das celebridades com mais seguidores na internet. Suas postagens no Instagram facilmente ultrapassam um milhão de curtidas. 

Em nível nacional, Giovanna Ewbank, Maria Flor e Yasmin Brunet são algumas da famosas que já adotam o YouTube como sua principal plataforma de conteúdo. 

E os micro influenciadores? 

É claro que nem todas as marcas podem pagar por uma parceria com alguém do cacife de Kim Kardashian ou, até mesmo, do Whindersson Nunes. No entanto, isso não significa que você não possa ir na onda dos influenciadores digitais. 

Existem muitos influenciadores digitais – que cobrem os mais variados nichos. Se você lida com ambientação visual, por exemplo, que tal uma parceria com algum escritório de arquitetura com um bom número de seguidores?

Micro influenciadores, por definição, são pessoas que ainda não têm tantos seguidores assim (no entanto, estamos considerando milhares e não centenas, ok?), mas que conseguem um bom engajamento e estão dispostos a fechar parcerias por preços mais em conta. 

Como influenciadores trazem resultados para a sua marca? 

Ok, parece que trabalhar com um influenciador digital pode mesmo aumentar sua audiência, mas e quanto ao seu resultado? Uma pesquisa realizada pela SocialChorus analisou que campanhas com influenciadores digitais podem engajar a audiência até 16 vezes mais. 

E aí? Que tal dar uma chance aos influenciadores digitais? 

O que você achou do nosso post sobre os influenciadores digitais? 

Conta para nós nos comentários se o post foi útil e vai ajudar você a melhorar o desempenho da sua marca nas redes sociais. 


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