Material para criação de muitos filmes de ficção científica, a inteligência artificial (IA) está mais presente na vida das pessoas do que a maioria percebe. A tecnologia está presente nos sistemas que permitem programar o acionamento das luzes e ar condicionado em determinado horário até dispositivos médicos importantes para o aumento da qualidade de vida.

Para as empresas, a IA possibilitou que os níveis de produção fossem aumentados sem prejuízo na qualidade do produto, melhorando a produtividade e lucro. Podendo ser aplicada em montadoras de veículos e usinagem de precisão, a inteligência artificial tem o potencial de aumentar as vendas de sua empresa, saiba como.

AUTOMATIZAÇÃO DE TAREFAS

Seja na produção ou em atividades administrativas, essa tecnologia permite reduzir drasticamente a participação humana em atividades rotineiras e de baixa complexidade. 

Através da integração de sistemas é possível gerar relatórios periódicos automaticamente ou então verificar a necessidade de manutenção de geradores por meio de dados transmitidos pelo equipamento através da internet.

Poder contar com um quadro de funcionários enxuto colabora para a saúde financeira da empresa e transferir atividades manuais e repetitivas para a IA pode significar redução considerável de erros e desperdícios.

ANÁLISE DE DADOS

O volume de informações que um negócio gera durante o dia é grande e fica cada vez mais difícil para os gestores acompanharem a movimentação. Com a implementação de inteligência artificial, não só a emissão de relatórios fica mais facilitada como a análise de dados também.

Há sistemas de IA que contam com a tecnologia de machine learning, ou seja, conforme for sendo utilizada a própria inteligência vai aprendendo e ao longo do tempo pode ser capaz de identificar sozinha situações que fogem do padrão.

A inteligência artificial pode se tornar uma ferramenta capaz de analisar não só os dados de sua empresa, mas também identificar os movimentos do mercado como um todo pode ser um grande diferencial para o seu negócio.

Ao dispor de uma ferramenta como essa, o gestor pode fazer sua tomada de decisão com base em dados confiáveis sobre sua empresa e mercado, além de compreender de maneira mais profunda seus clientes.

CLIENTES

Ao obter informações mais precisas sobre o perfil de seus clientes é possível ajustar a comunicação e estratégias de vendas adotadas de forma a torná-las mais eficientes. Diferentes perfis de pessoas exigem diferentes abordagens, seja variando os canais ou a linguagem utilizados

Para aumentar os agendamentos de instalação de aterramento, por exemplo, é preciso identificar os principais motivadores das pessoas para a contratação do serviço, como o medo ou a segurança, e usá-las para impactar mais pessoas.

Através da inteligência artificial também é possível melhorar o atendimento ao cliente. Conhecer suas principais dúvidas e queixas, permite melhorar os processos e a utilização de automações como chatbots possibilita atender mais e melhor sem a necessidade de aumento na equipe.

Adotar inteligência artificial na sua empresa irá proporcionar oportunidades de se comunicar melhor com potenciais consumidores e atuais clientes, otimizar os processos para tornar a produção mais eficiente.

Dessa maneira é possível reduzir erros e por consequência maximizar os lucros além de construir as condições ideias para vender mais e melhor.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.