trabalho remoto

Uma das maiores vantagens do marketing digital é… justamente ele ser digital! Isso nos dá uma série de vantagens: a principal é participar de um trabalho quase onipresente – portanto, convenhamos, se está na nuvem, é praticamente onipresente.

Isso não se aplica somente à relação consumidores impactados e anúncios, mas também a você e à sua própria relação com o modelo de trabalho que conhecemos hoje. Afinal, se o marketing digital é onipresente, ele também está na sua casa…

Uma prova disso? É que hoje, na Big House, temos pessoal trabalhando em Porto Alegre, Florianópolis e Lisboa – já tivemos até mesmo home office na Rússia! E o melhor: todo mundo se comunica constantemente e está totalmente integrado.

Como o marketing digital impacta no modelo de trabalho que conhecemos?

O marketing digital traz a possibilidade de trabalhar fora do escritório. Sendo assim, por si só ele já é revolucionário o bastante. Mas claro, sabemos que o home office já existia, porém foi o boom das empresas de publicidade online que tornou esse regime bem mais acessível.

Além disso, é fato que o trabalho remoto vem se tornando uma tendência mundial – o Brasil é o terceiro país no mundo em que a modalidade mais cresce. Conferências de vídeo, mensagens instantâneas, compartilhamento de tela… tudo isso contribui para a disseminação do trabalho remoto.

Mas preste atenção: só porque a expressão “home office” é amplamente difundida, muitas pessoas acham que trabalhar literalmente de casa é a única possibilidade do trabalho remoto. A verdade é que você pode ir a qualquer:

  • Seu café preferido (apenas certifique-se de que o local tenha uma boa conexão com a internet);
  • Um coworking (aproveite para trabalhar seu networking);
  • Um bom hotel.

O medo de toda a empresa: como saber se os colaboradores estão realmente trabalhando?

A preocupação acima é geral para as empresas que estão começando a se aventurar no trabalho remoto. Por quê? Porque há uma sensação de perda de controle do desempenho e da produtividade do colaborador.

No entanto, existem inúmeras maneiras de fazer a mensuração desse desempenho. Como? Ora, como todo trabalho, ações de marketing têm prazos e objetivos a serem atingidos. Dessa forma, você conseguirá medir esses resultados com métricas e KPIs de performance.

Ahhhh! E com a legislação trabalhista atual, até mesmo funcionários CLT podem ser contratados via modelo de trabalho remoto, não sendo mais um privilégio dos profissionais freelancers.

E aí?

O que você achou das nossas dicas sobre trabalho remoto? Este é o primeiro conteúdo de muitos que vamos publicar sobre o assunto. Então, fique ligado no nosso blog para não perder nada!


A Big House é uma agência digital que transforma boas ideias em resultado. Atuando com Marketing Digital e desenvolvimento web desde 2011, somos uma equipe multidisciplinar certificada em Inbound Marketing focado nas melhores estratégias digitais. Entre com contato conosco pelas nossas redes, leia o conteúdo no Blog da Big House ou acesse nosso site para conhecer a Big.