Marketing estratégico: o que aprendi lendo As Crônicas de Gelo e Fogo

Para quem não sabe, a série de livros As Crônicas de Gelo e Fogo deu origem à aclamada série de TV produzida pela HBO, Game of Thrones. Mas o que uma história como essa tem a ver com marketing estratégico? 

Bem, por mais longe que uma história sobre uma era medieval passada em um mundo fictício esteja dos estudos de marketing, foi lendo as obras de George R.R. Martin que me dei conta do poder do marketing estratégico 

Basta você dar uma rápida pesquisada para ter uma ideia da comoção que o aguardo dos livros está causando nos fãs (sim, o velho George ainda não terminou os dois últimos livros que deveriam dar um ponto final na história dos Lannister, Stark e Targaryen). 

Usando o poder da comoção no marketing estratégico

A narrativa de Martin é muito envolvente. Antes mesmo de estar no meio do primeiro livro – A Guerra dos Tronos -, você se pega pensando em como seria legal ter mais conteúdo sobre, talvez algum blogger, vídeo no YouTube ou podcats… 

Aos poucos, começa a reconhecer as referências que várias marcas estão fazendo sobre a série. E isso é super legal e descolado, afinal, é o mercado atento para a cultura pop atual. Mas será que é só isso? 

E foi percebendo essa aparente influência sobre o mercado que eu me dei conta de que o que estava acontecendo era, na verdade, um belo exemplo de marketing de oportunidade. 

Como funciona o marketing de oportunidade? 

Vou primeiro ilustrar alguns números que tanto a série e os livros conquistaram: 

  • A HBO investiu mais de 600 milhões de dólares. No entanto, a soma não é quase nada se comparada ao lucro que o canal obteve com o número de assinaturas só em 2017: mais de 6,3 bilhões de dólares;
  • Só na semana de lançamento da sétima temporada da série, o aplicativo da HBO, o HBO Now, contabilizou mais de 500 mil downloads, tanto na Apple Store quanto no Google Play; 
  • O primeiro livro da saga já superou a Bíblia entre os livros mais vendidos do mundo e já é o maior sucesso fantástico do século;
  • Existem previsões que indicam que o próximo livro da série a ser lançado, Winds of Winter, será a obra com maior número de vendas

Depois de todo esse sucesso, que marca não iria querer surfar na onda do boom literário – e televisivo? Afinal, tudo o que As Crônicas de Gelo e Fogo tocam, vira ouro. 

A plataforma do marketing estratégico: as redes sociais 

E que melhor lugar para incorporar as referências do mundo de gelo e fogo para o público do que as redes sociais? De quebra, para não cair em problemas jurídicos sobre os direitos autorais, nada melhor do que criar paródias e frases que remetam diretamente para a história. 

1 – iFood

O iFood foi responsável por uma das maiores campanhas de marketing estratégico. Além das peças publicitárias, a rede de entregas de comida foi além e ofereceu ações promocionais e descontos para cada episódio da oitava temporada, com a chamada de A Matança de Todas as Fomes sob a Tutela do Corvo de Três Olhos e com a hashtag #AFomeChegou. 

Imagem: Youtube

2 – Magazine Luiza

Uma ação de divulgação da própria HBO deu início a uma ação das lojas Magazine Luiza: a emissora espalhou tronos ao redor do mundo – e um deles foi encontrado aqui no Brasil. A Magazine Luiza não desperdiçou a chance (afinal, tudo é oportunidade) e usou sua garota propaganda digital sentada no próprio Trono de Ferro. 

Imagem: Propmark 

3 – Burger King

O Burger King criou o seu Combo dos Reinos com a temática de gelo e fogo. Aqui, podemos ver que a marca criou toda uma expectativa e aproveitou a oportunidade causada pela comoção geral sobre a cultura Game of Thrones para vender seu produto. 

Imagem: Emais Estadão

4 – Urban Decay

A gigante da maquiagem, Urban Decay, também aproveitou o hype da história e apresentou ao público – principalmente aos fãs da série – uma paleta de sombras, iluminadores, batons e pincéis especialmente inspirados nas cores das Casas e personagens. 

Tudo foi pensado até os últimos detalhes: os pincéis têm a forma das espadas de cada um dos personagens! 

Imagem: Finder 

E aí? O que você aprendeu sobre marketing estratégico com este post sobre as Crônicas de Gelo e Fogo? 

Conta para nós nos comentários se o post foi útil e vai ajudar você a melhorar o desempenho da sua marca nas redes sociais. 


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