
Por que o marketing digital faz todo o sentido para o mercado de hoje? Nós elencamos algumas questões para que você entenda o comportamento do consumidor de hoje. Mais autônomo, temos assistido seu perfil de comprador se transformar ao longo do tempo. E o mercado do marketing digital acompanhou essa metamorfose para satisfazer as necessidades desse comprador.
(Santa internet, transformando mentalidades…)
Entenda o mercado do marketing digital de forma mais abrangente sabendo o que espera o consumidor da atualidade:
Ele quer que você saiba que ele não é mais um consumidor passivo
Falar que “ele não é mais um consumidor passivo” remonta tempos passados, quando mecanismos como Hollywood e outros “ditadores” mais abstratos regulavam o consumo, tanto em oferta quanto em procura.
A internet popularizou o mercado de nichos e por isso ampliou as possibilidades de compra, deixando as pessoas mais livres e mais autônomas nas relações de compra.
É uma das principais justificativas do sucesso do mercado do marketing digital.
Ele quer te dizer que ele é o protagonista do processo de compra
(Entenda: Ele está no comando, agora…)
O mercado do marketing digital dá espaço para o consumidor em vez de esmagá-lo ou sufocá-lo.
Ele não quer mais ser interrompido em sua vida para ouvir o que você tem a dizer sobre o seu produto ou serviço.
Como bom protagonista do processo, só ele conhece as próprias demandas e, portanto, é o único que pode determinar quando sua propaganda/divulgação será útil e bem-vinda pra ele.
Ou não.
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Ele quer que você faça a diferença
A informação popularizou e a mentalidade das pessoas expandiu, justificando a existência do mercado do marketing digital.
Hoje elas têm acesso à muito conhecimento, o que acaba fazendo com que se tornem mais críticas.
Este é um processo muito positivo, uma vez que todos estamos, aos poucos, consumindo de forma mais consciente.
Isso implica, obviamente, em melhoria de serviço e de atendimento, afinal de contas, você precisa atender um consumidor exigente:
É o fim, portanto, do mercado acomodado e comoditizado, já que você precisa fazer a diferença para ganhar este consumidor.
Ele quer confiar em você
(Só ele sabe do que ele realmente precisa… Não tente enganá-lo)
O consumidor de hoje não aceitará que você tente enganá-lo ou persuadi-lo de forma desonesta, contando inverdades, fazendo abordagens falsas e fantasiosas sobre o seu produto ou serviço.
O melhor que você tem a fazer é:
Conhecer muito bem aquilo que você vende, a ponto de focar nos pontos positivos dele, sempre tentando melhorar aqueles aspectos nos quais você sabe que ele deixa um pouco a desejar.
Ele quer que você entenda que a relação de consumo, como qualquer outra, é uma troca
(Pera lá, meu amigo… Não é assim!)
E como toda troca, ele quer saber o que você pode fazer por ele.
Você resolve o problema que ele tem?
O que você consegue fazer para sanar aquela dor que ele sente?
Você está interessado apenas no dinheiro dele ou quer ajudá-lo?
Hoje, tudo isso é levado em consideração e, por essa razão, estratégias de marketing de conteúdo fazem tanto sentido.
Ele quer que a sua marca tenha significado pra ele
(Você já descobriu o potencial de fazer sua marca gerar fascínio?)
- Uma premissa do mercado do marketing digital:
Não tenha clientes, tenha fãs.
É uma forma simples de fidelizar clientes.
Tão simples quanto dois mais dois são quatro: crie uma identidade de marca que seja honesta, humana e verdadeira, com valores e princípios.
As pessoas vão se identificar com essa identidade e isso vai gerar engajamento delas com a sua marca, porque terá significado.
O resultado é muito mais do que tornar-se referência: é fazer parte da vida do consumidor.
Isso é maior do que qualquer meta de venda.