mulheres no Marketing Digital

Você deve estar curioso sobre mulheres no Marketing Digital e por isso abriu este post, certo?

Isso acontece porque é difícil saber, de cabeça, quem são os nomes de peso atuando na área que trabalha e estuda o mercado e os processos de consumo.

Na internet, menos ainda.

Para começarmos, é importante que você saiba que nosso pressuposto são dois segmentos crescentes:

  • o marketing digital;
  • a participação cada vez maior das mulheres no mercado de trabalho.

No entanto, esses dois elementos quase não andam juntas.

Apesar de nós, mulheres, já termos conquistado direitos básicos de cidadãs que antes nos faltavam – direito ao voto, por exemplo – e apesar de já representarmos 49% do mercado mundial de trabalho (segundo a OMT, Organização Mundial do Trabalho), ainda somos minoria quando o assunto é mulheres no marketing digital.

Aliás, essa é a realidade em todos os outros setores. Para se ter uma ideia, em 2017, nós ocupávamos apenas 16% dos cargos de liderança em empresas brasileiras.

Por isso e, também, para valorizarmos a presença das mulheres no marketing digital e todo o trabalho que nós desenvolvemos, preparamos uma pequena lista dos principais nomes envolvidos nas tendências digitais.

 

Já dizia Beyoncé: “Who run this motha? Girls!”

(Quem manda aqui? Garotas!)

Conheça os principais nomes de mulheres no marketing digital:

1 – Paula Leal da Costa

Chief Marketing Officer (CMO) da L’Óreal Brasil.

Além de trabalhar para uma das principais empresas do mundo, Paula é responsável por desenvolver as áreas corporativas de CRM, e-commerce, mídia, insight do consumidor e atendimento.

Mais do que CMO, Leal também está envolvida no departamento de Superintendência da Divisão de Luxo da L’Oreal.

Paula trabalhou 15 anos para a Unilever, passou 6 anos em Londres como diretora de marketing em empresas locais e foi responsável pelos planos de lançamento e reposicionamento de marca da Samsung no Brasil.  

E aí? Tá bom ou quer mais?

mulheres no marketing digital

 

2 – Ana Tex

Especialista e palestrante de marketing digital.

Tex é um dos maiores exemplos de atuação das mulheres no marketing digital.

Ana viaja pelo Brasil falando diretamente a mulheres sobre o poder das redes sociais, além de influenciar as brasileiras a se tornarem empreendedoras digitais e conseguirem independência financeira.

Empresária e palestrante, é considerada por muitos a principal autoridade do país em novas mídias e especialista reconhecida no entendimento de novas tecnologias.

Seu foco é descomplicar tudo para que cada vez mais pessoas – principalmente mulheres – façam parte do marketing digital.

Isso que é girl power!

mulheres no marketing digital

 


Você também pode gostar de:

Referências: dicas de onde procurar inspiração para seus projetos

Saiba como superar o bloqueio criativo

A cultura da inovação nas empresas


3 – Luciane Aquino

Head de Conteúdo da Orgânica.

Um nome que desponta no cenário brasileiro de mulheres no marketing digital, Luciane é originalmente graduada em jornalismo, já tendo concluído sua especialização em comunicação digital e gestão empresarial.

Além disso, Aquino ainda é mentora e investidora em startups brasileiras e criadora da plataforma de conteúdo turístico VouViajar.

Foi vice-presidente global de mídia e diretora de produto editorial do portal Terra, também atua como consultora em estratégia de produto e conteúdo digital.

Você quer empoderamento, @?

mulheres no marketing digital

 

4 – Flávia Altheman

Diretora-executiva de Marketing e Inteligência de Mercado da Via Varejo.

Altheman ocupa o cargo de diretora-executiva da Via Varejo, empresa que administra duas das principais marcas do país: Casas Bahia e Pontofrio.

Foi na gestão de Flávia que as duas marcas desenvolveram sua estruturação e implementação das áreas de Marketing.

Não bastando, ainda foi responsável pela elaboração e avanço da estratégia de e-commerce, portal de vendas e arquitetura do site tanto das Casas Bahia, quanto do Pontofrio.

Lacrou. Apenas.

mulheres no marketing digital

 

5 – Priscilla Erthal

Sócia e líder dos projetos relacionados a varejo na Orgânica.

Publicitária e especialista em gestão empresarial, Priscilla acumula mais de 15 anos de experiência no universo online, considerando marketing digital, e-commerce e varejo.

Além do seu cargo de liderança na Orgânica, também foi CMO (Chief Marketing Officer) do Hotel Urbano e figura importante da Growth e da Netshoes.

Erthal ainda levou para casa o prêmio de Melhor Profissional de Vendas, da E-commerce Brasil, em 2014.

Com certeza, a publicitária é um dos maiores nomes femininos no marketing digital do país.

mulheres no Marketing Digital

 

Hoje,em linhas gerais, já podemos ver mais mulheres em destaque no cenário da comunicação e do marketing digital, refletindo um movimento que vem tomando cada vez mais força.

 

Por outro lado, apesar do crescimento contínuo e de sermos a maioria da população, 53% das mulheres consideram que as empresas em que trabalham não oferecem apoio para a promoção feminina ou ao plano de carreira.

Mas não importa! JUNTAS e aos poucos, vamos ganhando o mundo! #grlpwr